sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Resenha: Garota Exemplar


“Quando viramos a esquina, uma padaria está recebendo um carregamento de açúcar a granel, levando-o para o porão como se fosse cimento, e não conseguimos ver nada além das silhuetas dos entregadores na nuvem branca e doce. A rua está tomada, Nick me puxa para perto e abre aquele sorriso novamente, pega um único cacho dos meus cabelos entre dois dedos e os desliza até a ponta, puxando duas vezes, como se tocasse um sino. Seus cílios estão cobertos de açúcar, e antes de se inclinar ele limpa o açúcar dos meus lábios para poder sentir meu gosto”. 

       A cada ano, Amy Elliot preparava uma espécie de caça ao tesouro, algo especial entre ela e seu marido, algo que o levaria a uma surpresa que não pudesse imaginar. Mas Amy desapareceu. Bem na manhã de seu quinto aniversário de casamento, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne simplesmente desapareceu de sua casa às margens do Rio Mississippi. A casa está revirada, e tudo parece indicar se tratar de um seqüestro, um crime violento. Mas, será mesmo? 

Título: Garota Exemplar (Gone Girl).
Autor: Gillian Flynn.
Páginas: 448 páginas.
Editora: Intrínseca.
ISBN: 978-85-8057-605-4.


“Comecei a correr, berrando seu nome. Atravessei a cozinha, onde uma chaleira queimava, desci para o porão, cujo quarto de hóspedes estava vazio, e então saí pela porta dos fundos. Atravessei correndo nosso quintal até o estreito cais de barcos que se projetava sobre o rio (...). Ela não estava na água, ela não estava em casa. Amy não estava ali. Amy havia sumido”.

      Pressionado pela polícia e, principalmente, pela opinião pública, exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, que revela uma garota perfeccionista capaz de levar qualquer um ao limite, Nick parece cada dia mais culpado, embora insista em sua inocência. O que afinal teria acontecido com Amy Dunne? Uma coisa é certa: a verdade não é bem o forte do casal. Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Garota Exemplar expõe o retrato cruel de como mentiras podem construir um relacionamento. E também destruí-lo. 


“Amy estava crescendo em minha mente. Ela estava desaparecida, e, no entanto estava mais presente do que qualquer outra pessoa. Eu me apaixonara por Amy porque eu era um Nick aperfeiçoado com ela. Amá-la me tornava sobre-humano, fazia com que me sentisse vivo. Mesmo no seu momento mais fácil, ela era difícil, porque seu cérebro estava sempre trabalhando, trabalhando, trabalhando – eu tinha de me superar para acompanhá-la”.

Algumas Impressões

       Eu mudei muito de opinião enquanto lia este livro. Claro que ele foi maravilhoso desde o começo, com um suspense psicológico intrincadamente (bem) construído, que me envolveu e me fez querer saber cada vez mais sobre a história. O enredo tem diversas reviravoltas, e, à medida que novos fatos vêm à tona, o leitor pode decidir “de que lado está”, ou melhor, no que acredita. Se é que se pode mesmo acreditar em alguma coisa. É principalmente sobre um casamento arruinado, construído sobre mentiras, muitas delas. Um livro realmente fantástico, mas um tanto assustador, sobre como a normalidade e o sombrio podem se entrelaçar á ponto de não ser mais possível separá-los – e como tudo isso pode caber perfeitamente em uma relação. É muito difícil falar sobre o livro e sua história sem dar spoiler. Sabe aquele livro que meche com você, te leva a reflexões e pensamentos acerca e que você precisa falar sobre ele com alguém? Eu gostaria que todos vocês já tivessem conhecimento da história para que pudéssemos discutir as teorias que surgem ao longo da leitura e os pequenos detalhes que fazem toda a diferença no desfecho. Então amigos, fica a dica: leiam, pois, aliando a dose certa de humor perspicaz, uma narrativa eletrizante e uma atmosfera de dúvidas, Gillian Flynn escreveu um dos melhores títulos que já tive a oportunidade de ler.


Sobre a Intrínseca

Uma editora jovem, não só na idade – afinal foi fundada em dezembro de 2003 – mas no espírito inovador de optar pela publicação de ficção e não ficção priorizando a qualidade, e não a quantidade de lançamentos. Essa é a marca da Intrínseca, cujo catálogo reúne títulos cuidadosamente selecionados, dotados de uma vocação rara: conjugar valor literário e sucesso comercial.


20 comentários:

  1. Quando li esse livro e terminei fiquei assim "what?".
    A autora fez de mim o que ela quis gente, depois desse livro fiquei com uma ressaca, abalou meus nervos rs. Foi exatamente assim com A Desconstrução de Mara Dyer (já leu?, recomendo).
    Gostei muito da sua resenha e indicação.
    Beijos
    ♥ Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a mesma reação! Ainda não li, mas já anotei a dica aqui para procurar! Eu fiquei sem palavras com o final desde livro e corri para ver o filme e saber como era! Obrigada <3 Um beijo : *

      Excluir
  2. oi ^^
    eu vi o filme e nossa fiquei chocada com o que a personagem principal foi capaz de fazer.
    imagino que ler o livro deve ser mt bom. espero poder ter a oportunidade de ler um dia.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei : D Eu vi o filme logo depois de ler o livro, e realmente é muito bom, mas o livro é simplesmente fantástico! Leia sim <3 Um beijo : *

      Excluir
  3. Eu não li ainda , só vi o filme o filme ! E confesso que o enredo conseguiu me iludir por um tempo hahah, mas fiquei bem curiosa pra ler !
    Beijos!
    http://sushibaiano.blogspot.com/2015/08/sereia-resenha-carolina-cequini.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro te ilude mais, vai por mim KKKK Fiquei um tempão pensando que era uma coisa depois outra e outra... enfim! Mudei muito de opinião ao longo do caminho! Um beijo : *

      Excluir
  4. Ainda não li o livro mas já tenho o filme em mãos e pretendo ver logo para tirar minhas conclusões, mas pelo que falou, parece realente uma obra maravilhosa. Ando a procura do livro faz tempo, mas dificilmente encontro, e quando encontro, adivinha? Não tenho tempo de entrar na livraria pra comprar iauheiuahe, vida cruel. Pretendo ler e ver a história ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina corre para ler esse livro e ver esse filme então! Eu fiquei completamente louca com ele KKKK É muito bom! Um beijo : *

      Excluir
  5. Oi Lettícia!
    Gente, a internet é um quintal mesmo, né? Não acredito que você me achou, hahahah. Que coisa engraçada, adorei. Você vai pro Rio? Às vezes a gente se esbarra por lá de novo :)

    Enfim, eu li Garota Exemplar ano passado e AMEI! Vi primeiro o filme, e logo quando saí do cinema fui direto comprar o livro. Foi uma das minhas leituras favoritas do ano passado, e adoro a forma como ela trata dos papéis que a gente tem dentro da sociedade, principalmente as mulheres. O livro me deixou angustiada, em dúvida, sem saber em quem acreditar e qual a minha opinião sobre os personagens, e eu adoro esses nós que a literatura dá na nossa cabeça, hahaha!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Não é? Eu fiquei toda boba quando entrei no seu blog e pensei "olha, eu conheço ela" KKKK Eu não vou .-. Mas São Paulo nos espera ano que vem! Eu também achei fantástica a forma como a autora construiu a narrativa. Fiquei bastante angustiada também, sem saber em quem acreditar. E ai quando as coisas começam a se encaixar dá uma sensação gostosa de "mistérios resolvidos" né? Um beijo : *

      Excluir
  6. Sou louca pra ler esse livro! Eu assisti o filme e ficava o tempo todo "não pode ser :o !!!", se o filme for pelo menos um pouco do livro é, já tenho certeza de que o livro é muito bom. Eu gostei particularmente por abordar um assunto que me interesso muito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ser é uma das frases que eu mais falei lendo esse livro também! E a necessidade de conversar com alguém sobre o que eu estava achando, quem era o que e etc? Quase fiquei louca! Leia sim! Um beijo : *

      Excluir
  7. Eu gostei muito desse livro! Li super rápido porque estava curiosa querendo saber o que aconteceu. Eis que vou falar com os meus amigos que já leram e eles não gostaram tanto. :/ O que eu achei uma pena, porque que nem você falou, acho fantástico essa de não saber em quem acreditar e as reviravoltas que a autora vai criando. Achei o filme ótimo também!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li em uma velocidade espantosa para o número de páginas e coisas acumuladas que eu tinha pra fazer KKKK Também gostei muito do filme, mas me senti mais envolvida com o livro. Por mais que seja um filme grande, eu achei que as coisas passaram tão rápido sabe? KKK Um beijo : *

      Excluir
  8. Eu vi o filme e desde então estou louca para ler. Eu até tentei ler no tablet, mas acho que comprarei a versão física até o fim do ano para poder ler em qualquer lugar! A trama em si é alucinante e surpreendente, é aquele tipo de história impossível de prever o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! É uma ótima leitura, eu me envolvi demais com esse livro. Pois é, você fica mudando de opinião até que ... BUM! As respostas começam a cair em cima de você, mas ai você fica confusa, ainda sem decidir em quem acreditar KKK Um beijo : *

      Excluir
  9. Nossa, fiquei morrendo de curiosidade aqui! Vou ter que ler. Gosto muito de livros que mexem com a nossa cabeça e fazem esse suspense. Seguindo na mesma linha, te recomendo o livro Antes de Dormir de S. J. Watson. Ele também trata da história de um casal, só que nesse caso, a mulher perdeu a memória e todos os dias ela acorda sem saber onde está. O marido, é como se ela nunca tivesse conhecido, e ele tem que contar tudo de novo pra ela, diariamente. Só que por trás disso tem muita história, sobre o que de fato é realidade e o que não é. Até que ponto ela pode confiar nele... Sério, é incrível, recomendo muito. Beijos!

    desapegomental.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, quem ficou curiosa agora fui eu! Já estou procurando esse livro neste exato momento! Fiquei muito empolgada com o Garota Exemplar, e agora quero ler os outros dois livros da autora, que também parecem muito bons. Estava mesmo procurando indicações de livros neste estilo! Obrigada <3 Um beijo : *

      Excluir
  10. O que eu sempre digo sobre esse livro é:
    É como estar em uma sala com um casal brigando. Os dois tentam expor suas versões da história e te convencer de quem está certo, justificando suas ações e mentiras.
    Gillian manipula muito bem o leitor e você cai na rede dela fácil demais.
    É uma escrita muito bem elaborada. Agora quero ler as outras estórias dela.

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você definiu perfeitamente! Só depois de ler esse comentário é que parei para pensar sobre isso. Pois é, nós caímos fácil na narrativa dela, e isso é legal, te envolve mais e aumenta a curiosidade pela história do livro. Eu vou ler agora Lugares Escuros, vamos ver se é bom! Um beijo : *

      Excluir