domingo, 21 de fevereiro de 2016

Resenha: O Destino da Número Dez


“A menina dobra uma esquina e dá de cara com três aliens. Na mesma hora ela tenta dar meia – volta e sair dali, mas acaba torcendo o tornozelo, suas pernas sumindo de baixo dela. Ela cai, batendo com força na calçada. Um dos aliens deixa escapar um ruído curto e áspero – a garota percebe que ele está rindo dela. Renda-se e morra. Eles vão matá-la independentemente do que faça em seguida. A garota tem certeza disso. Ela levanta as mãos para se defender. É um reflexo. Ela sabe que isso não adiantará nada contra as armas deles. Só que adianta”.
Não contém spoiler. 

       No início, éramos nove. Mas, não satisfeitos em destruir nosso planeta natal, obrigando-nos a fugir rumo a Terra, durante anos eles nos caçaram, pegando três de nós. O Número Quatro seria o próximo, mas ele mudou nossa história. Depois de diversas reviravoltas, separações, perdas e também vitórias, o dia para o qual nos preparamos finalmente chegou. O dia que tanto tememos. O dia em que nossa missão se revelou. Lutamos com os Mogadorianos há anos, mas sempre em segredo, sem deixar que o mundo soubesse da nossa guerra. Mas agora tudo mudou. Eles invadiram a Terra e não querem mais saber de discrição. Se não conseguirmos detê-los agora, acontecerá com os humanos o mesmo que aconteceu com nosso povo: todos serão aniquilados. Eu sou a Número Seis, mas nossos números não têm mais importância. Agora temos uma ajuda que eles não poderiam prever.

Título: O Destino da Número Dez (Série Os Legados de Lorien - Livro Seis).
Autor: Pittacus Lore.
Páginas: 320 páginas.
Editora: Intrínseca. 
ISBN: 978-85-8057-842-3.


“Pego o controle remoto das mãos de Sam e desligo a tevê. Ele me observa enquanto me levanto, checando se estou bem. Meu corpo geme em protesto e fico zonzo por um segundo, mas eu vou em frente. Tenho que ir. Nunca antes a expressão “lute como se não houvesse amanhã” fez tanto sentido”.

Algumas Impressões 

        Esta resenha é um tanto diferente. Para começar, eu ainda não terminei de ler O Destino da Número Dez, que é o sexto livro da série Os Legados de Lorien, do autor Pittacus Lore (que na verdade é o pseudônimo dos autores James Frey e Jobie Hughes). Mas calma, vou explicar porque decidi escrever a resenha antes mesmo de chegar ao fim da história. Quem acompanha o blog sabe o quanto esta série me conquistou, e a forma como estou viciada nela (tanto que tem resenha dos outros cinco livros por aqui), e a questão é que cortei um dobrado à medida que ia resenhando os livros, na tentativa de instigar o leitor, mas sem liberar spoilers que poderiam estragar a experiência de leitura. Livro após livro o enredo se desenrola de forma surpreendente, criando enigmas e resolvendo outros, encaixando peças do grande quebra-cabeça que é a trama e revelando fatos que causam reviravoltas nada previsíveis. Já li mais da metade do sexto livro, e a história está chegando ao ápice, de forma que não sei se vou me recuperar a tempo de escrever a resenha assim que terminá-la. Ou seja, já estou prevendo que vou entrar em uma baita ressaca literária, e queria compartilhar minhas opiniões sobre o desfecho de Os Legados de Lorien antes de me trancar em um quarto com dois potes de sorvete, muitos biscoitos de chocolate e uma música bem depressiva como trilha sonora – e, ainda por cima, é uma opinião livre de spoilers. Se você não sabe absolutamente nada sobre a série, fiz um resumo na resenha de A Vingança dos Sete, então não deixe de ler antes de continuar.


“- Você acha que passaram uma folha de inscrição para participar da invasão alienígena? – pergunto, rispidamente, tentando sem sucesso conter meu temperamento. – Ninguém pediu por isso. Nós, lorienos, não pedimos para os mogs destruírem nosso planeta natal. Mas aconteceu mesmo assim”.

       A série, que se inicia contando a história do Número Quatro (livro que originou o filme), apresenta os outros lorienos da Garde, que escaparam da grande invasão mogadoriana ao planeta Lorien e que viveram cerca de dez anos escondidos na Terra, a cada novo livro, e relaciona suas histórias de vida e Legados na tentativa de definir com clareza a missão que o grupo tem de enfrentar. Neste meio tempo, também conhecemos os Mogadorianos, quem está por trás de seus planos de dominação e destruição (ou seja, seu líder) e também o porquê de cobiçarem tanto a herança loriena – motivo pelo qual querem exterminar a Garde. Os seres humanos também exercem papéis importantes dentro do enredo, e por várias vezes são determinantes para o desenrolar dos fatos. Ou seja, todos os fatos, personagens e lugares tem sentido dentro da história, e são fundamentais para a conclusão de cada etapa. O Destino da Número Dez é, para mim, o desfecho ideal (pelo menos até agora), e suas infinitas possibilidades brincam com a minha imaginação à cada nova página. É emocionante, instigante e – apesar de se tratar de uma obra de ficção – extremamente realista. É uma trama muito bem construída, e que tem a premissa de conquistar os diferentes tipos de leitor. Uma série mais do que recomendada. Para saber mais sobre Os Legados de Lorien, não deixe de ler as resenhas dos outros cinco livros: Eu Sou o Número QuatroO Poder dos SeisA Ascensão dos NoveA Queda dos Cinco e A Vingança dos Sete.


Sobre a Intrínseca

Uma editora jovem, não só na idade – afinal foi fundada em dezembro de 2003 – mas no espírito inovador de optar pela publicação de ficção e não ficção priorizando a qualidade, e não a quantidade de lançamentos. Essa é a marca da Intrínseca, cujo catálogo reúne títulos cuidadosamente selecionados, dotados de uma vocação rara: conjugar valor literário e sucesso comercial.

6 comentários:

  1. Sua resenha me deixou muito afim de ler, viu? To aqui colocando na minha lista. Quando começar te falo.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Essa série é ótima, vale a pena investir <3 Me avisa sim, quero saber suas opiniões! Um beijo : *

      Excluir
  2. Nunquinha tive curiosidade de ler essa série, mas tu tá tão apaixonada que vou baixar o e-book :D

    Gostei da ideia ali dos livros pendurados naquilo - esqueci o nome kkkkkkkk

    Dorei o blog tbm
    xerão

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é maravilhosa! Miga sua louca corre para ler mesmo! <3 Eu não consigo ler e-book .-. Sobre os livros pendurados e o blog, muito obrigada! <3 <3 Um beijo : *

      Excluir
  3. Nossa, nem sabia que essa série tinha tantos livros assim! Fiquei sabendo dela quando lançou o filme, mas depois esqueci e nem procurei saber mais nada sobre. Sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer a história original, o primeiro filme deixou muitas pontas soltas que eu gostaria de amarrar! Fez um ótimo trabalho! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando assisti ao filme fiquei louca para saber mais sobre a história e comecei a procurar. Até então nem todos os livros tinham sido lançados por aqui. Quando comecei a parceria com a Intrínseca logo pedi o primeiro, e ao longo da leitura fui descobrindo os outros títulos. E procura mesmo, é muito legal essa série <3 Eu super recomendo <3 Obrigada! Um beijo : *

      Excluir