quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

4 Livros em Quadrinhos para ler e se divertir | Canal do Fleur


Se você acompanha o blog ou o canal já deu para perceber que eu adoro histórias em quadrinhos tanto quanto livros, afinal, a série Clube de Quadrinhos está aí para provar! E quando as duas coisas aparecem juntas em um mesmo título é quase uma garantia de que eu vou gostar da história.  Eu não tenho tantas edições dessas quanto gostaria, mas separei quatro das minhas favoritas para indicar! Vem comigo!

Começando por “Nimona”, lançado pela Intrínseca em 2016, na trama conhecemos Lorde Ballister Coração Negro, o vilão mais odiado do reino, e é por essa característica em especial que Nimona, uma metamorfa ousada e extrovertida, gosta dele. Se autoproclamando sua nova assistente, ela invade o ultrassecreto laboratório do vilão com o objetivo de ajuda-lo a colocar em prática seus planos do mal, mas as expectativas da garota são logo frustradas. Acontece que Coração Negro não é tão mal assim, segue regras específicas e é totalmente contra matar pessoas inocentes. A garota quer colocar um pouco mais de ação nos planos do chefe para que ele possa finalmente derrotar seu arqui-inimigo, o herói Ambrosius Ouropelvis, mas tanto ele quanto o vilão vivem sob o controle da Instituição, que dita os limites de heroísmo e vilania praticados. Publicado originalmente como uma webcomic em capítulos, a trama é única e muito divertida, com uma narrativa envolvente e rápida de ler. Mesclando elementos da fantasia medieval com ciência e tecnologias avançadas, o enredo ainda aborda a discussão ciência versus magia, e como, de certa forma, uma complementa a outra. Em uma sociedade extremamente engessada onde cada um conhece e pratica especificamente seu papel, a personagem chega para mudar as coisas e colocar tudo de cabeça para baixo, quebrando paradigmas e levantando questionamentos sobre as definições de bem e mal e os clichês da fantasia.


O livro “A Louca dos Gatos” é a terceira coletânea da cartunista e ilustradora americana Sarah Andersen, conhecida principalmente pelas tirinhas Sarah’s Scribbles, publicadas em sua página no Facebook. Apesar de trazer os gatos no nome, a antologia aborda temas diversos, mas todos ligados aos desafios de ser um “jovem adulto” nos dias de hoje, como os níveis cada vez mais altos de ansiedade, a dificuldade de se sair da zona de conforto e os problemas que fazem com que os humilhados sejam mais humilhados do que exaltados de fato.  Em outras palavras, as tiras são quase um manual de sobrevivência para a loucura dos tempos atuais. Ao final do livro, a autora traz ainda ensaios ilustrados e várias dicas para quem é ou deseja se tornar um artista, abordando temas como de que forma lidar com as críticas, como divulgar seu trabalho, como deixar de lado os haters da internet e quais os principais mitos e verdades envolvendo os profissionais que trabalham com ilustração e outros tipos de arte. 

Em “Deus: Por Trás das Câmeras”, primeiro livro de tirinhas publicado por Carlos Ruas, da página e site “Um Sábado Qualquer”, o autor reúne algumas das tiras desenhadas entre 2009 e 2012, e, através delas, é possível acompanhar desde a criação do mundo e o desenvolvimento da humanidade ao relacionamento de Deus com Luci e a criação do batatismo, que no caso é a religião da batata. As histórias também contam ocasionalmente com alguns convidados, como Darwin, Freud e Einstein, e são divididas por temas, o que permite que o humor inteligente e sagaz do quadrinista fique evidente em diferentes áreas. Por fim, “O Idiota”, adaptação para os quadrinhos do clássico de Dostoiévski, foi lançado em 2018 pelo selo Quadrinhos na Cia, da Companhia das Letras.  De autoria do roteirista e desenhista André Diniz, a adaptação começou a ser produzida entre 2010 e 2011, e demorou um pouco para ficar pronta, já que se mostrou um dos trabalhos mais difíceis do artista. Na trama, o drama protagonizado pelo príncipe Liév Mínchkin, que é o personagem da obra original, tem suas características excêntricas mantidas, e a adaptação para os quadrinhos consegue, mesmo com quase nenhum diálogo, mostrar a decadência do idiota diante das complexas relações ideológicas da sociedade em que vive, corrompida pelo dinheiro, a ganância e a hipocrisia.


E é isso, essas foram as indicações de hoje e eu espero que você tenha gostado! Ah, se você gosta de quadrinhos não deixa de conferir a playlist com todos os vídeos do Clube de Quadrinhos! E se você tem alguma sugestão, ou quer pedir ou fazer uma indicação de livro, filme, série ou quadrinho, deixa aqui nos comentários! Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário