quarta-feira, 30 de maio de 2018

#01 Autoras para se ter na estante (Mulheres Para Ler) | Canal do Fleur

Já parou para pensar em quantas autoras você tem na estante? Faz tempo que eu acompanho a Iara, do Conto em Canto (clique para acessar), e ela tem um projeto muito bacana chamado "Mulheres para Ler", que tem como objetivo exaltar e enaltecer autoras e as obras escritas por elas. O movimento começou ainda em 2016, e a proposta principal é que durante todo o mês de março os participantes façam a leitura de livros escritos por mulheres e conheçam novas autoras através de vídeos e posts de indicações. A questão é que existem inúmeras autoras incríveis e que por muitas vezes têm suas obras invisibilizadas dentro da literatura e até mesmo do mercado editorial, e, por mais que o “mês da mulher” já tenha passado, assistindo a um outro vídeo da própria Iara cheguei à conclusão de que é importante falar sobre o assunto durante o ano todo. Em outras palavras, essa pauta precisa ser levantada constantemente, para que cada vez mais pessoas conheçam as autoras e o trabalho dessas manas possa ser mais e mais valorizado.

Eu tenho uma lista grande e que cresce cada vez mais - principalmente por conta desse projeto -, de autoras incríveis para se ter na estante, e por isso eu optei por dividir o tema em uma série de quatro vídeos, que estão indo ao ar aos poucos lá no Canal do Fleur. O primeiro episódio saiu ainda no dia dois de abril, mas senti a necessidade de trazer esse conteúdo aqui para o blog. Inclusive, ultimamente tenho analisado alguns processos e percebi que muitas coisas que produzo para o canal acabam não sendo divulgadas por aqui, e, eu não sei você, mas adoro ler um textão! Por isso, a partir de agora vou selecionar os conteúdos em vídeo mais legais e publicá-los também aqui no Fleur, acrescentando detalhes que às vezes ficam de fora da edição final. E, no primeiro episódio de "Autoras para se ter na estante", separei quatro escritoras internacionais incríveis e que você precisa ler! Dá o play: 

Sobre as autoras


Jane Austen: Jane Austen foi uma escritora inglesa que nasceu em 1775 e veio a falecer em 1817, aos 41 anos. Um dos traços mais marcantes de suas obras são a ironia que ela utilizou para descrever os personagens dos romances, e não há como negar que Jane foi uma mulher bem à frente do seu tempo. Isso fica evidente principalmente nas protagonistas das tramas que, mesmo em meio a sociedades patriarcais e imposições machistas, sempre dão um jeito de expor sua opinião. Atualmente, os livros escritos por ela são considerados clássicos da literatura, e o meu favorito é Orgulho e Preconceito, mas Razão e sensibilidade e Emma também são muito recomendados!


J. K. Rowling: A segunda autora dispensa apresentações, afinal, ela é apenas a criadora de "Harry Potter", a história do menino que sobreviveu. Escritora, roteirista e produtora britânica, J. K. Rowling já recebeu vários prêmios pela série e vendeu mais de 400 milhões de cópias, fazendo com que "Harry Potter" fosse considerada a série literária mais vendida da história. A história da J. K. não começou nada fácil, porque, em um período de apenas sete anos a mãe dela morreu, sua primeira filha nasceu, ela se divorciou e ainda passou por uma séria crise financeira (ufa!). Uma coisa que muita gente não sabe é que, antes de se tornar um verdadeiro fenômeno mundial, Harry Potter foi uma trama rejeitada por várias editoras até o primeiro livro finalmente ser publicado, em 1997. Admiro a autora principalmente por sua persistência,  superação e garra para lutar pelos sonhos dela!


Stephenie Meyer: A terceira autora, desta vez americana, ficou conhecida pela série "Crepúsculo", e, graças a repercussão que a história teve, Stephenie Meyer já foi classificada como uma das cem pessoas mais influentes pela Times e como uma das celebridades mais poderosas, segundo a Forbes. Seus livros já venderam mais de 120 milhões de cópias em todo o mundo, sendo traduzidos para mais de trinta sete línguas diferentes, em cinquenta países. E,  por mais que eu goste da saga (não nego), meus títulos favoritos e muito recomendados da autora são "A Hospedeira" e "A Química" (clique para ler a resenha), lançado no ano passado e publicado por aqui pela Editora Intrínseca.


Colleen Houck: E a quarta autora que escolhi recomendar neste primeiro "Autoras para se ter na estante" é a Colleen Houck, que me conquistou através da Saga do Tigre. Minha história com a obra da autora é engraçada, pois "A Maldição do Tigre" (clique para ler a resenha) foi um dos únicos livros que escolhi pela capa e me apaixonei completamente pela narrativa. Também americana, ela ainda escreveu a Saga do Egito, que se inicia com “O Despertar do Príncipe”, e todos os seus livros são considerados best-sellers pelo The New York Times. Particularmente, amo a Saga do Tigre e recomendo para todas as pessoas possíveis e imagináveis, e acredito que a Colleen merecia mais destaque, afinal, o trabalho de pesquisa e construção narrativa dessa mulher é simplesmente incrível!


O próximo vídeo da série "Autoras para se ter na estante" está para sair no canal, e selecionei mais quatro autoras para exaltar e enaltecer. Fazendo uma reflexão sobre minhas leituras recentes notei que tenho lido muito mais mulheres desde o fim do último ano, e isso me deixou muito feliz. Afinal, é muito #GirlPower na literatura, tanto no que diz respeito às escritoras quanto em relação à  produtoras de conteúdo literário. E é isso! Se você quer comentar sobre estas autoras, se você tem alguma sugestão ou se quer pedir ou fazer uma indicação de filme, livro, série ou quadrinho, deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário