terça-feira, 5 de junho de 2018

#01 Clube de Quadrinhos: Porque ler HQ's? | Canal do Fleur

Você já quis começar a ler histórias em quadrinhos mas desistiu por não fazer ideia de por onde começar? Também conhecidas como HQ’s ou simplesmente Comics, elas são um tipo de arte que une roteiro e ilustração para criar uma narrativa. As páginas guardam as mais loucas e extraordinárias aventuras, e, muitas vezes, levantam questões importantes, como discussões políticas, sociais e econômicas. A variedade de temáticas e personagens também é grande, e esse tipo de literatura é indicado para pessoas de qualquer idade, levando-se sempre em consideração que existem histórias com uma classificação indicativa que deve ser respeitada. E, da famosa Turma da Mônica, do maravilhoso Maurício de Souza, aos diversos heróis e super-heróis das editoras Marvel Comics e DC Comics, com certeza existe uma trama que vai te conquistar. 

Eu sou uma grande admiradora da nona arte, e as histórias em quadrinhos fazem parte da minha vida desde muito cedo, já que a minha tia coleciona as revistinhas da Turma da Mônica há mais de 30 anos. Eu já falei sobre isso aqui no blog e também no canal, mas a influência dessa literatura para mim é tão grande que o meu trabalho de conclusão de curso da faculdade, do curso de Comunicação Social, Jornalismo, foi voltado para essa área. Eu fiz uma análise semiótica do personagem Capitão América, da Marvel Comics, evidenciando como ele foi utilizado (e de certa forma ainda é) como um instrumento ideológico do Estados Unidos durante quatro momentos da história: A guerra fria, segunda guerra mundial, guerra do Vietnã e 11 de setembro. Ou seja, como esse personagem foi utilizado para propagar as ideias daquele país, os ideais norte-americanos. 



Desde que eu comecei o Canal do Fleur, como uma nova forma de produzir conteúdo além do blog, sempre quis trazer mais desse trabalho com quadrinhos para as duas plataformas, e um dos meus objetivos principais com essa ideia era fazer com que mais mulheres conheçam e se interessem pelas histórias em quadrinhos - e para as que já gostam, reunir essas meninas para discutir mais sobre esse nicho que é tão dominado pelos caras. Acontece que, como uma pessoa que sempre gostou de HQ’s, desde muito nova tive que ouvir muitos questionamentos de garotos exigindo a minha “carteirinha de nerd” toda vez que esse assunto entrava em pauta. Sabe aquela coisa de: “ah, você gosta do personagem tal? Me fala o que aconteceu na história número tal de 1988”? Era exatamente assim! E, pensando nisso, resolvi criar a série "Clube de Quadrinhos", onde falo um pouco sobre a história desse tipo de obra, personagens marcantes, curiosidades... e onde indico histórias que você precisa ler. Em outras palavras, essa é uma tentativa de ajudar você a conhecer este universo e realmente começar a ler histórias em quadrinhos! (e quem sabe se apaixonar, assim como eu). 

Até o momento, já planejei temas para três temporadas, cada uma com dez episódios, e a ideia é que eles sejam liberados aos poucos no canal até o fim deste ano. Esta é apenas uma apresentação, mas os quatro primeiros episódios já estão no ar e você pode conferir a playlist clicando aqui. Ah, e se você já acompanha o canal e está se perguntando porque eu estou falando desse assunto por aqui apenas agora, saiba que esta postagem faz parte de uma proposta que lancei no post sobre outra série lá do canal, a "Autoras para se ter na estante". Acontece que, recentemente, percebi que muitos conteúdos bacanas que são produzidos para o canal acabam ficando de fora do blog, e, a partir de agora, vou tentar manter as duas plataformas mais integradas! E é isso! Se você gostou do "Clube de Quadrinhos", ou se tem uma amiga ou amigo que sempre quis se aventurar pelas páginas mas não sabia por onde começar, propague a palavra do Fleur pois eu espero encarecidamente que esta série possa ajudar! Ah, e se você tem alguma sugestão ou quer pedir ou fazer uma indicação de livro, filme, série ou quadrinho, deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário