terça-feira, 27 de outubro de 2015

Guerreiras Mágicas: Magic The Gathering para Garotas


     No dia dez desse mês aconteceu aqui na cidade onde moro o primeiro torneio de Magic The Gathering para garotas iniciantes. Eu confesso que há algum tempo tinha problemas com Magic, mas resolvi tentar e dar uma chance para o jogo. Foram nove meninas inscritas, e, antes de rolar o torneio, monitores já experientes auxiliaram as jogadoras e falaram um pouco sobre como jogar Magic The Gathering. Comecei nos Card Games esse ano, mas já gosto bastante, principalmente pela possibilidade de colecionar as cartas, como faço com os personagens de Battle Scenes, o card game da Marvel (tem post sobre o jogo por aqui!). O Magic é um jogo mais caro, então não pretendo investir, mas com o deck que tenho (verde e vermelho) já dá pra jogar, só por diversão mesmo. O mais legal é que, se antes eu tinha um certo preconceito com ele, descobri que o Magic é um jogo muito, mas muito interessante. 


Sobre o Jogo

       Magic: The Gathering ou MTG é um card game colecionável (TCG, Trading Card Game) criado em 1993, no qual os jogadores utilizam um deck de cards construído de acordo com uma estratégia na tentativa de vencer o deck adversário. O jogo é baseado em turnos, e cada jogador deve ter em seu deck um mínimo de sessenta cards. Além disso, cada adversário inicia o jogo com um total de vinte pontos de vida. O principal objetivo, obviamente, é derrotar o oponente, sendo as ocasiões mais comuns em que se pode declarar o fim de uma partida: 1) Quando os pontos de vida de um jogador chegam a 0 e 2) Quando um jogador for comprar uma carta e não tiver mais cartas em seu deck (deck-over). 

     No jogo, você faz parte da elite dos melhores magos do Multiverso - os Planeswalkers. Um planeswalker é um poderoso mago capaz de viajar através dos planos da existência. Há uma infinidade de mundos no Multiverso, e os planeswalkers são os únicos capazes de transitar entre eles, expandindo seu conhecimento e poder através das experiências que lá vivenciam. Estes magos possuem "a centelha", que é a essência inefável que nasce em um entre um milhão de seres conscientes. Porém, entre os nascidos com "a centelha", poucos são os que a acendem, permitindo assim que viajem entre os mundos. Seu deck de cards representa suas armas, contendo mágicas que você conhece e criaturas que pode conjurar para lutarem por você. 


       A base dos infinitos planos do Multiverso é o mana, a energia que permite a existência de todas as mágicas. As cinco cores de mana (branco, azul, preto, vermelho e verde) estão incorporadas na própria terra, e um planeswalker com uma conexão com um local pode evocar seu mana. Cada cor de mana dá vida a um tipo diferente de mágica poderosa a ser utilizada. A mana  branca retira seu poder das planícies, e representa a ordem, proteção, cura, luz e a lei. A mana azul retira seu poder das ilhas, e representa o controle dos elementos da água e do vento, o conhecimento, a ilusão e a astúcia. A mana preta retira seu poder dos pântanos, e representa as trevas, a cobiça, a morte e o poder a qualquer preço. A mana vermelha retira seu poder das montanhas, e representa o fogo, a destruição, a impulsividade, a liberdade e o caos. Já a mana verde retira seu poder das florestas, e representa a natureza, a vida, o crescimento e a força bruta. 
     


      No fim do torneio, depois de várias rodadas e muitas emoções, eu acabei ganhando o segundo lugar! (Ignorem a minha expressão nas fotos. Passei um dia inteiro jogando, estava morta feat. enterrada nessa hora). As últimas partidas foram difíceis, o deck da minha oponente era muito bom (azul e preto) e eu acabei fazendo algumas jogadas que não deram muito certo (as cartinhas também não colaboraram viu). Mas, de qualquer forma, já foi uma conquista e tanto! Para quem a pouco tempo atrás não podia nem ouvir falar do jogo, esta foi uma experiência interessante e até surpreendente, que derrubou a minha antipatia com Magic The Gathering. E você, curte card games? Conta aí nos comentários! 


4 comentários:

  1. Aeeee, parabéns pelo segundo lugar \o/, deve ter sido uma experiência única, hahahaha, que demais!

    Eu nunca joguei card games :[
    Tenho vontade, mas é difícil encontrar uma galera que gosta dessas coisas aqui em Guarulhos. Em SP eu ainda acho, mas é complicado ficar indo pra lá, senão chego muito tarde em casa, por causa de condução e tal... A galera daqui de Guarulhos é mais ligada em sertanejo, bebida e poesia, hahahahahaahah, sad but true. Pra ter ideia, até pra comprar quadrinhos eu tenho que ir pra SP, as bancas aqui só vendem se estiver estourando de sucesso... Por enquanto, encontramos Vingadores e Star Wars em alguns locais, mas depois de poucos meses, já tiram também :[ - aliás, eu consegui comprar aquela edição slim de Guerra Civil \o/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aqui as coisas são um pouco diferentes, tem bastante gente que joga e até loja de quadrinhos, mas a maioria infelizmente ainda é de meninos. As meninas não estão muito em cena por aqui. Esse torneio foi uma iniciativa só para meninas, ai a galera animou jogar. Mas em dias "normais" é um pouco mais complicado, sabe como é. Graças a Deus que eu consigo encontrar meus quadrinhos por aqui! Ha, que bom que você conseguiu!!!! Eu amei aquele livro e o preço é ótimo. Agora também está tendo os de star wars nas bancas pela metade do preço, já viu? Um beijo : *

      Excluir
  2. Tive um namorado bem fanático por Magic e acompanhava ele em eventos e campeonatos, a fissura do garoto era tanto que acabei pegando implicância rs, mas achei a iniciativa ótima! Deveria ter coisas assim com jogos de pc e console!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha trauma por causa de um menino também KKKK Ele era maluco pelo jogo e me perseguiu na rua por um tempo. Foi bem louco. Ai sei lá porque associei o jogo à ele entende? KKKKK Mas estou curada agora, é um jogo bem legal! Devia mesmo! Um beijo : *

      Excluir