sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Resenha: Lugares Escuros


“Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele. Nunca fui uma boa menina e piorei depois dos assassinatos. (...) Eu não era uma criança adorável e me tornei uma adulta extremamente detestável. Se alguém fizesse um retrato da minha alma, veria um amontoado de rabiscos com presas”. 

      3 de janeiro de 1985: Libby Day tinha sete anos quando a mãe e as duas irmãs foram assassinadas em um crime brutal, que ficou conhecido como o Sacrifício Satânico de Kinnakee. Seja por sorte ou destino, a menina escapou correndo em direção à neve congelante do rigoroso inverno do Kansas, e sobreviveu com poucas sequelas. Atormentada, ficou famosa por dar um depoimento afirmando que Ben, o irmão de quinze anos, era o assassino, o que, de certa forma, acabou condenando-o à prisão perpétua. Hoje: Vinte e quatro anos depois, Ben ainda está na cadeia, e uma problemática Libby de trinta e poucos anos vive com o pouco dinheiro que sobrou de uma poupança criada por doadores que há muito se esqueceram dela. Presa em seus lugares escuros pelos acontecimentos de seu passado, ela evita ao máximo pensar nos assassinatos.

Título: Lugares Escuros (Dark Places).
Autora: Gillian Flynn.
Páginas: 352 páginas.
Editora: Intrínseca.
ISBN: 978-85-8057-591-0


“Cara Srta. Day,
Espero que esta carta chegue a você, já que parece não ter um site na internet. Li sobre você e acompanhei sua história atentamente ao longo dos anos, e estou muito interessado em saber como está e o que faz atualmente. Você vai a eventos? Integro um grupo que lhe pagaria 500 dólares apenas por sua presença. Por favor, entre em contato comigo e ficarei contente em dar mais informações.
Calorosamente, Lyle Wirth.
P.S.: Esta é uma oferta legítima”. 

      Quando o dinheiro das doações começa a acabar e ela se dá conta de que não pode mais se manter, Libby é procurada por integrantes de uma sociedade secreta obcecada por crimes e mistérios famosos conhecida como Kill Club. Por mais improvável que possa parecer para a “Pequena Day”, eles acreditam que Ben é inocente, e querem sua ajuda em uma busca por evidências que comprovem suas suposições. No intuito de continuar lucrando com sua trágica história, Libby parte em busca de pessoas do seu passado, na tentativa de consegui informações sobre a madrugada de 3 de janeiro de 1985. Enquanto a investigação de Libby a leva em diferentes direções e a faz duvidar de tudo aquilo que acreditava ser a verdade, pela primeira vez desde os assassinatos ela se vê de volta ao começo – fugindo de um assassino.


“Não. Eu vi o que vi naquela noite, pensei, meu mantra de sempre. Embora isso não fosse verdade. A verdade era que eu não tinha visto nada. Certo? Certo. Tecnicamente eu não vi nada. Apenas ouvi. Apenas ouvi porque estava escondida em um closet enquanto minha família morria porque eu era uma pequena covarde inútil”. 

Algumas Impressões

     “Este livro me deixou no chão”. Acredito que esta seja uma boa frase para explicar meu sentimento quanto terminei a leitura. Quando li Garota Exemplar, da mesma autora, o enredo me envolveu e me levou a querer saber mais da história, prestar atenção aos detalhes (principalmente aos mínimos e quase imperceptíveis) até que descobri a verdadeira trama. Lugares escuros me envolveu de forma similar, porém com mais intensidade. Intensidade inclusive é a palavra que, para mim, mais caracteriza esta história. Ela relaciona muitos personagens, o que significa inúmeras possibilidades. Eu mudava de opinião a todo o momento. E, como um bom e excepcionalmente bem escrito livro de suspense, só consegui descobrir o verdadeiro culpado quando a autora resolveu revelá-lo para mim. Tudo há seu tempo, tudo se encaixando perfeitamente, o papel de cada um dos envolvidos (ou não) revelado. 

         Nossa protagonista, Libby Day, despertou em mim sentimentos diversos. Ela não é exatamente o que podemos chamar de mocinha, mas é uma personagem forte e frágil ao mesmo tempo, atormentada pelos fantasmas de seu passado – até que decide partir em busca de respostas. Em minha opinião, tanto a história quanto seus inúmeros personagens conquistam o leitor justamente por sua complexidade. Formulei diversas teorias ao longo da leitura, e, acreditem, não foram poucas, mas o desfecho real não estava entre elas. Eu nunca imaginaria que o crime brutal que matou grande parte da família Day em 3 de janeiro de 1985 teria acontecido sob aquelas circunstâncias. Narrado do ponto de vista de três personagens diferentes e intercalando o passado com o presente, Lugares Escuros é uma das melhores histórias que já li. Gillian sabe usar muito bem os elementos necessários para levar o leitor a acreditar que chegou a uma conclusão, a um culpado, e depois desconstruir tudo aquilo que você pensava estar correto para surpreender com um desfecho inimaginável. Todos têm seus lugares escuros, e eu sei que você quer descobrir o culpado.




Sobre a Intrínseca

Uma editora jovem, não só na idade – afinal foi fundada em dezembro de 2003 – mas no espírito inovador de optar pela publicação de ficção e não ficção priorizando a qualidade, e não a quantidade de lançamentos. Essa é a marca da Intrínseca, cujo catálogo reúne títulos cuidadosamente selecionados, dotados de uma vocação rara: conjugar valor literário e sucesso comercial.

18 comentários:

  1. Oii
    Li Garota Exemplar e fiquei embasbacada com a escrita de Flynn. Assisti a Lugares Escuros e novamente me impressionei com a estória criada por ela.
    Realmente é uma autora muito promissora.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Eu também fiquei impressionada com ela quando li o livro. E assim que eu acabei de ler o Lugares Escuros não sabia o que ia ser da minha vida mais. Sabe aquela depressão pós livro? KKKK Um beijo : *

      Excluir
  2. Eus ou apaixonada por histórias de "assassinato", serial killers, investigações..filmes, séries, TUDO! hahaha ou seja, depoois ainda de você falar que o livro " te diexou no chão" quero muito coloca-lo na minha lista :)
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não era não, mas me descobri viu kkkkkkk coloca na lista hoje mesmo porque esse é bom demais! Eu ainda estou no chão kkkkkk xama o xamu! Um beijo :*

      Excluir
  3. Le, meu deus que resenha maravilhosa.
    Aquele momento que você chora por ter visito o livro em produção e ficou na dúvida se comprava ou não (maldita indecisão).
    Amei a resenha, e agora vou ter que comprar rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♡♡♡♡ Menina eu sempre coloco na lista, se surge a promoção e eu tenho verba compro logo pra não arrepender depois kkkkkk Compra sim! É ótimo! Um beijo :*

      Excluir
  4. Amy Dunne é uma das melhores personagens já escritas e ela é a razão pela qual eu leria qualquer coisa da Gillian Flynn. Essa mulher faz suspense psicológico como ninguém mais!

    Ótima resenha, só me deixou com mais vontade de ler rs

    Beijos,
    Léka

    www.lekatopia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho viu. Ela é simplesmente maravilhosa de um jeito completamente louco kkkkkk essa autora tem dom para mitar nas histórias dela kkkkk Obrigada ♡♡♡ Um beijo :*

      Excluir
  5. As fotos ficaram super produção de psicose!!!
    A Bela, não a Fera está passando por reforma, enquanto isso acesse
    | YOUTUBE |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu quis fazer algo que tivesse elementos presentes na história do livro. Deu um pouco de trabalho pegar essa sombra (câmera ruim) e espalhar essa tinta KKK Mas valeu! Um beijo : *

      Excluir
  6. Genteeee!! Arrasou <3 adorei Blog a Foto de perfil ta Fantástica perfeitinha pra esse mês e combina com fundo menina adorei <3
    agora sim Oi Flor, tudo bem?HAHAHAHAHA
    Eu simplesmente não posso acredita que livro e tudo isso meu deus!o.o a capa tão vaga e simples e você usou as artimanhas e deixou tudo mais a cara do livro adorei Também, eu adoro livros que Relam esses assassinatos mais perigoso que gente fica Quebrando a cabeça pra tentar descobrir quem mantou quem, adoro <3 agora estou ainda mais curiosa sem duvida só pode saber que a mesma autora de Garota exemplar, fechou com chave de ouro HAHAHAHA, enfim flor, amei a Resenha a premissa me conquistou sem duvidas! e vou ler sem pensar duas vezes.
    parabéns pela blog muito sucesso.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 <3 Oi tudo bem sim! KKKK Esse livro é fantástico! A história começa de uma forma e você espera dela uma coisa, mas, a medida que a autora vai te dando as peças você simplesmente não consegue montar nada, mas fica cada vez mais curiosa para saber o desfecho! É de enlouquecer KKKK Leia sim! E depois me diz o que achou! Um beijo : *

      Excluir
  7. Oi Lettícia!
    Amei, amei, amei sua resenha! As fotos, o texto... tudinho!
    Eu tenho muita curiosidade em ler um livro dessa autora, mas ainda não conferi Garota Exemplar - que aliás, sei alguns spoilers kkkk - e confesso que Lugares Escuros desperta muito mais a minha curiosidade, devido a toda essa aura de mistério.


    Um beijão,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jéssica! Obrigada <3 <3 Essa mulher é uma diva destruidora!!! Eu li Garota Exemplar e já quis ler outro livro dela o mais rápido possível! Agora falta o Objetos Cortantes KKKK Os livro dela envolvem o leitor de uma forma muito bacana. Você fica tentando descobrir o que aconteceu, juntar as peças, resolver o mistério! Um beijo : *

      Excluir
  8. Já foleei esse livro várias vezes nas livrarias, acho que só não comprei, porque estou tentando me curar da compulsão por comprar livros (pelo menos até ler todos os que tem na minha estante hehe). A história sempre me atraiu e realmente ela parece ser muito boa, um dia ainda compro esse livro pra ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou praticamente curada de comprar, mas estou recebendo da editora, então né KKKKK A lista dos não lidos não para de crescer. Quero dar conta dela nas férias (se Deus quiser!). Menina compra o mais rápido possível (eu sei que você está em recuperação, mas vale o investimento)! Esse livro é muito bom! Um beijo : *

      Excluir
  9. Cade o meu dinheiro que eu quero comprar este livro agora hahahaha a capa , a sinopse ,tudo tem um gosto de quero mais , é perfeito para uma tarde fria com chá ^^

    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Sempre tem livros demais para pouco dinheiro kkkkk eu quero tantos que até perdi a conta, tenho que ganhar na loteria! Um beijo :*

      Excluir