quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Star Wars: Entendendo (ou tentando) o Universo Expandido


      Faltam apenas sete dias para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força! Mas, voltando ao assunto do post, já ouviu falar do Universo Expandido de Star Wars? Se você achava que quando a segunda Estrela da Morte foi destruída e o Imperador foi derrotado a galáxia finalmente ficou livre da tirania do Império e todos puderam viver em paz, estava enganado. A história não acaba quando as cortinas se fecham. Os seis episódios já lançados contaram apenas uma parte desta história. E se você até hoje não sabia da existência do UE, eis mais algumas coisas que você provavelmente não estava sabendo:

Luke Skywalker se tornou um Mestre Jedi : Depois da morte de seu pai, Luke continuou se aprofundando nos caminhos da Força, tornou-se um Mestre Jedi e fundou sua própria Academia Jedi.

Leia Organa e Han Solo se casaram: Ao contrário do que muita gente pensa, a batalha contra o maligno Império Galáctico persistiu por muitos anos, mas a princesa Leia e o piloto Han Solo se casaram, mesmo no meio de toda essa confusão. Além disso, eles tiveram dois filhos, Jaina e Jansen Solo. Ambos são versados nos ensinamentos da Nova Ordem Jedi estabelecida por Luke Skywalker, porém, um dos irmãos vai para o Lado Negro da Força.

As coisas não começaram no Episódio I: No Universo Expandido, existem histórias detalhadas sobre acontecimentos datados de cinco mil anos antes da história retratada no enredo do Episódio I. 


        O UE (Universo Expandido) consiste em todo o material já produzido envolvendo a saga Star Wars, seja ele livros, seriados, jogos, quadrinhos ou animações. Supervisionado pela Lucas Licensing (sob o comando do próprio George Lucas), era parte do cânone de Star Wars até a venda da Lucas Film para a Disney, em 2012, quando a mesma declarou que todo este material não era mais canônico. Canonismo, a propósito, se refere a um conjunto de diretrizes ou dogmas que compõe uma determinada esfera do conhecimento. Antes da decisão da Disney, quase tudo que foi publicado acerca de Star Wars era canônico, exceto fanfictions e fanfilms, e para manter esta expansão sob controle, foi estabelecido o conceito de Holocron, onde os materiais eram divididos hierarquicamente em níveis maiores ou menores de canonismo. 

Canon tipo G: material considerado oficial por ter sido desenvolvido pelo próprio George Lucas, como os filmes, os scripts e rádio dramas.

Canon tipo T: produções para televisão, como, mais recentemente, as animações Clone Wars e Star Wars The Clone Wars. 

Canon tipo C: considerado o maior acervo do UE, é do tipo continuidade, e engloba principalmente os livros e quadrinhos, cuja função primordial é completar lacunas e oferecer histórias posteriores à dos filmes. 

Retcons: material de continuidade retroativa, com histórias que tem como objetivo suprir faltas da saga abordando acontecimentos anteriores aos filmes (tipo a história do Boba Fett, por exemplo). Não são tão bem aceitos, e acabam sendo definidos como Canon tipo S (de secundário) ou de tipo N (não – canon). Esses dois tipos são responsáveis por cobrir partes que ficaram fora da cronologia por algum motivo ou que, no fim, são considerados como não oficiais. 


          Além dos tipos de cânone, outra peça fundamental para entender o Universo Expandido de Star Wars é o conceito de linha do tempo. Os acontecimentos são divididos em eras, sendo elas Ancient Times, Prequel Era, Inter-Trilogy Era, Classic Era, Sequel Era, The New Jedi Order e Legacy Era. Há também tipos diferentes de histórias, nem todas bem aceitas pelos fãs mais tradicionais, como as que buscam repetir os eventos dos filmes de formas diferentes (chamadas de “rehash”), e as que, para se adequarem ao momento ou necessidade do UE, apresentam acontecimentos por vezes absurdos, semelhantes às histórias de super heróis.


     Então, se você está chegando agora a este lado da Força, provavelmente está se perguntando por onde pode começar a explorar este universo. Não existe uma fórmula, e o segredo é escolher uma era, tipo de cânone ou série de livros e quadrinhos que mais te chame a atenção, afinal, são mais de vinte anos de materiais acumulados (o que não é pouca coisa). No Brasil, algumas das histórias presentes no UE começaram a ser publicadas recentemente pelas editoras Aleph, Bertrand Brasil e pelo grupo editorial Companhia das Letras, pelo selo Seguinte. Originalmente lançada na década de 90, a Trilogia Thrawn (publicada no Brasil pela Aleph) é uma série que se passa cinco anos após o Episódio VI – O Retorno de Jedi, e é o ponto de início de todas as publicações mais atuais do Universo Expandido, considerada pela maioria dos fãs o ponto de partida ideal para quem quer explorar o UE. É composta pelos livros “O Herdeiro do Império”, “Ascensão da Força Sombria” e “O Último Comando”. O autor, Timothy Zahn, já escreveu aproximadamente setenta contos e novelas, além de vários romances e três coletâneas desde 1978, e é considerado um dos principais autores do UE de Star Wars.


      A Aleph ainda publicou vários outros títulos de Star Wars, como “Kenobi” (John Jackson Miller), “Provação” (Troy Denning), “Tarkin” (James Luceno), “Sombras do Império” (Steve Perry) e “Como Star Wars Conquistou a Galáxia” (Chris Taylor), além de três livros voltados para as crianças (“Academia Jedi”, “A princesinha de Vader” e “Darth Vader e filho”, ambos do autor Jeffrey Brown). Já a Seguinte chega nesta galáxia através dos livros “Star Wars: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda” (Alexandra Bracken), “Star Wars: Então você quer ser um Jedi?” (Adam Gidwitz) e “Star Wars: Cuidado com o Lado Sombrio da Força” (Tom Angleberger), que trazem a trilogia clássica de Star Wars recontada por grandes autores da literatura juvenil. Além destes, recentemente a editora publicou mais quatro títulos sobre a saga, “Star Wars: Estrelas Perdidas” (Claudia Gray), “A Arma de um Jedi – Uma história de Luke Skywalker” (Jason Fry), “A Missão do Contrabandista – Uma aventura de Han Solo e Chewbacca” (Greg Rucka) e “Alvo em Movimento – Uma aventura da Princesa Leia” (Jason Fry). Não podemos esquecer também dos quadrinhos lançados pela Panini Comics, como os títulos "Star Wars Legends", "Star Wars" e "Star Wars: Darth Vader". 


    Outra boa opção para quem está começando agora são os manuais publicados pela editora Bertrand Brasil: O Caminho Jedi (tem resenha!), O Livro dos Sith (tem resenha aqui também), O Código do Caçador de Recompensa e O Manual do Império, todos de autoria de Daniel Wallace. Os livros apresentam as diferentes visões, preceitos e crenças de Jedis, Sith, Caçadores de Recompensa e funcionários de confiança do Império, trazendo ao leitor a sensação de fazer parte de um treinamento para as respectivas funções. A decisão da Disney de não seguir o Universo Expandido deixou alguns fãs desolados, assim como aconteceu com os novos filmes de Star Trek, onde os produtores optaram por desconsiderar 40 anos de conteúdo produzido sobre a franquia. Coincidência ou não, o filme teve o comando de J. J. Abrams, que hoje é responsável por Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força (seria J. J. a maldição dos UE?).


     Ufa! O Universo Expandido de Star Wars é bem extenso (mesmo!), afinal, são duas décadas de histórias, contadas através dos mais diferentes meios e autores. Tentei condensar uma pequena parte - pelo menos a mais recente - para que você, que assim como eu, está começando a explorar o UE possa ter uma direção a qual seguir na missão de desvendar seus muitos mistérios. Então reúna os suprimentos necessários, tome o controle de sua nave, prepare seu sabre de luz (ou sua blaster, vai saber), e que a Força esteja com você nesta exploração!

6 comentários:

  1. Que publicação completa *_*
    GENTEEEE ASSISTAM STAR WARS *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3 Eu estava ha algum tempo querendo falar sobre o UE, mas precisava justamente de tempo para conseguir me aprofundar nesse buraco negro cheio de coisas que ele é. KKKK São tantas eras, tipos e caminhos diferentes que dá pra se perder no meio de tanto material. VEM DIA 17! <3 Um beijo : *

      Excluir
  2. UOOOU
    Eu não conhecia quase nada de Star Wars até mês passado quando uma amiga me obrigou a ver os filmes pela primeira vez e adorei!
    Mas não imagina que o universo dos filmes fosse tão expandido :O e agora quero ler mais sobre isso!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda ao lado Star Wars da Força! KKKKK é viciante né? Quando você começa a conhecer mais desse universo não dá mais para parar KKKKK Um beijo : *

      Excluir
  3. Que post ótimo! :D
    Acabei de ver O Despertar da Força, então estou naquela empolgação de "Mais, preciso de mais!", hahaha. Estou com "Provação" e com o "Então você quer ser um jedi?" pra ler aqui, e queria saber mais sobre o UE antes de ler, o que que é considerado cânone o que não é... Então, post mais do que útil! Também confesso que adoro os que são infantis, do Darth Vader com os filhos, acho muito fofo!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sei bem como é! Eu esperei tanto por esse filme que agora estou com um sentimento de vazio KKKKKK Esses livros são ótimos para começar no UE! Pode ler sem medo e eu garanto que vai virar um vício KKKK E sim, aqueles livros são amor <3 Um beijo : *

      Excluir