Faz tempo que não posto uma tag por aqui! A última que rolou foi sobre trechos de músicas, lá em agosto do ano passado (não viu? clica aqui!). Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto destes mini desafios, e, para "abrir os trabalhos" nesta categoria em 2016, encontrei uma tag muito interessante no Te Conto Poesia (o blog lindo da Camila, só pra constar), a doze meses na estante. O objetivo é simples: escolher um livro para cada um dos meses do ano, sempre de acordo com a proposta para cada um, que leva em consideração datas comemorativas (como dia das mães, dos namorados, primavera, natal, e por aí vai).
Janeiro (O mês que inicia um novo ano): Um livro com uma citação que você goste
O Circo da Noite: Eu sou apaixonada por este livro, cada detalhe. Da história à capa, temos que concordar que ele é maravilhoso! (e já rolou resenha por aqui!). Como a proposta é um livro com uma citação que eu gosto nem vou falar muito, apenas que foi complicado escolher apenas uma, porque eu adoro o livro todo!
“O circo chega sem ser anunciado. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Um cartaz diz: “Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer.” Entre nas tendas. Passeie por um exuberante Jardim de Gelo. Assista maravilhado enquanto uma contorcionista tatuada dobra-se até caber numa caixa de vidro. E prepare-se para descobrir a magia que surge das pontas dos dedos de duas pessoas que se amam e cuja paixão proibida ameaça consumi-los.”
Fevereiro (O mês do carnaval): O livro com a capa mais colorida da sua estante
Marvel Comics - A História Secreta: Eu ainda não li este livro, mas, desde que ele chegou por aqui, depois da Black Friday, está deixando minha estante consideravelmente mais colorida. Uma curiosidade: foi respondendo a esta tag que percebi a quantidade de livros com a lombada ou a capa na cor preta ou de cores escuras que tenho por aqui (uma vibe meio gótica desanimada). Tanto que ele se destaca dentre os outros, assim como o Surpreendente (clique para ler a resenha) e o Não se Iluda, Não (clique para ler a resenha), de cores mais vibrantes.
Março (Dia Internacional da Mulher): Um livro que tenha uma mulher como capa e como autora
A Promessa do Tigre: Atualmente ando perturbando meio mundo falando sobre a série Os Legados de Lorien (já viu as resenhas?), mas há pouco tempo atrás eu estava dessa mesma forma com a Saga do Tigre, da autora Collen Houck. Depois de concluir o quarto livro, tive que esperar uma eternidade até A Promessa do Tigre ser lançado. E a espera valeu a pena: além da história ser muito boa (curta, mas boa), a capa é maravilhosa, e trás a personagem Yesubai, que, até o lançamento deste título, era praticamente odiada por mim e possivelmente por muitos outros fãs da saga (aliás, as capas dessa coleção inteira são maravilhosas).
Abril (Em Abril, águas mil): Encontre na sua estante o último livro que te fez chorar
Um Amor Para Recordar: Não tenho nem palavras para descrever esta história e o quanto ela me emocionou. Alguém pode me dizer por qual motivo o Nicholas Sparks gosta tanto de destruir os sentimentos das pessoas? Não consigo nem mesmo contabilizar o tanto que chorei com esta leitura. Só sei que, quando concluí a última página, fiquei um bom tempo olhando para as paredes refletindo sobre a vida, o universo e tudo o mais. É uma história de amor, sim. Muito bonita, mas muito, muito triste. Fiquei absolutamente desolada (e ai pensei: "chega de Nicholas Sparks por um tempo").
Maio (Mês das mães): Um livro com enredo sobre família
Nós: Este foi um dos primeiros livros que recebi da Editora Intrínseca no ano passado, lá no começo da parceria. Eu já conhecia o autor, mas ainda não tinha lido nada dele, apenas sabia um pouco sobre o estilo que escrevia por conta de resenhas que vi por aí. Então resolvi arriscar. É uma história emocionante sobre um homem tentando restaurar o casamento no meio de um tour que ele havia programado com a mulher e o filho. A verdade é que eu fiquei com muita dó dele (ele passa por situações complicadas, coitado). Mas, apesar dos pesares, gostei do final (tem resenha!).
Junho (Mês dos namorados): Um livro que tenha um romance de tirar o fôlego
Orgulho e Preconceito: Para mim, não dá para falar de romance sem citar Mr. Darcy e Lizzie. Gente, pelo amor de Deus! Me leva pro século XVIII (ou seria XIX?) vida! Eu definitivamente gostaria de um par daqueles (insira aqui longos suspiros). A questão é que eu gosto muito desta época, principalmente por causa das roupas, confesso, mas também por causa das regras da côrte, especificamente a forma como isso é mostrado através da história de Jane Austen.
Julho (Mês do Inverno): Um livro em tons sóbrios
Eragon: Essa capa em azul com um lindo dragão na capa me conquistou desde o primeiro momento. Mas, por mais que tenha ganho já a algum tempo, só estou conseguindo iniciar a leitura agora, seguindo minha meta literária para este ano. Vi o filme e adorei, e apesar de muita gente falar que não tem muita coisa em comum, acho que já é a premissa de que vou gostar da história de qualquer forma. E consequentemente vou querer os próximos livros em caráter de urgência.
Agosto (Mês do desgosto): Um livro que você jamais leria de novo
Querido John: Não me entendam mal, não é um livro ruim. Na verdade ele é muito bom. Mas sendo um livro do Nicholas Sparks tem o mesmo problema de Um Amor para Recordar: destrói os sentimentos das pessoas. Tanto que os dois disputaram os meses de Abril e Agosto, então, de certo modo, cabem como respostas de ambos. Acredito que "jamais" é uma palavra muito forte, mas não pretendo ler este livro de novo pelo menos pelos próximos cinco anos. Ha, aproveitando, alguém também pode me dizer porque em quase todos os livros do autor alguém está indo ou voltando da guerra? Porque né.
Setembro (Mês da primavera): Um livro cuja capa tenha flores ou pássaros
Julieta: Essa história me surpreendeu, principalmente pela forma como a autora se utilizou da história clássica de Shakespeare para criar um roteiro atual e extremamente original (clique para ler a resenha). Fiquei esperando pacientemente a autora lançar uma continuação, mas até hoje não a encontrei nada. Uma pena, pois, na minha opinião, a trama tem muito potencial ainda a ser explorado.
Outubro (O único mês cujo nome inicia e termina com a mesma letra): Encontre um livro cujo título inicie e termine com a mesma letra
A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra: Por incrível que pareça, essa foi complicada! Eu nunca tinha reparado nisso, nos livros que começam e terminam com a mesma letra. O primeiro que encontrei foi este, que li faz tempo e adorei. Estou devendo uma resenha dele desde o ano passado, mas a história é tão cheia de detalhes e particularidades que estou pensando em fazer uma releitura antes. Recadinho para você, que ainda não leu: leia, é muito bacana!
Novembro (O verão está chegando!): Um livro que tenha amarelo ou laranja em sua edição
Diálogos impossíveis: Ganhei este por acaso no fim de 2014. A pessoa que me deu tinha ganho ele de presente, mas por algum motivo não gostou. Como eu sou conhecida como a "louca dos livros" (lembrei da Paty, do Book Nerd!), a pessoa perguntou se eu queria, e é claro que não recusaria um livro (essas coisinhas cheias de amor, que eu gosto tanto). É pequeno e de autor nacional, e, contrariando boa parte das expectativas, eu adorei. Também é uma leitura muito recomendada.
Dezembro (Mês do Natal): Um livro que tenha verde ou amarelo em sua edição
O Destino do Tigre: Olha aí mais um livro da Saga do Tigre (com sua capa maravilhosamente verde) desfilando exclusivamente para vocês nesta publicação! Assim como a Camila eu também não entendi muito bem a proposta deste mês, que teoricamente deveria ter sido relacionado com o Natal (e eu teria dois livros lindos para colocar aqui), mas tudo bem. E se a ideia era compartilhar um título com a capa verde (ou amarela), escolhi logo o mais bonito da estante! (Tem resenha do primeiro livro da saga, aqui).
Eu não fui indicada para responder nem nada (saí roubando a tag alheia mesmo), mas se você gostou e também quer fazer suas escolhas, fique à vontade! Os livros estão tomando conta deste blog? É isso mesmo? E aí, já leu algum destes livros? Conta nos comentários!
Adorei a tag Lettícia, vou levar comigo. Um ótimo exercício para olhar tudo que temos na estante e pode estar um pouquinho esquecido. Dá pra aproveitar e fazer a primeira limpeza de 2016 rsrsrs.
ResponderExcluirNão li nenhum dos livros que você indicou, mais 12 pra lista!
Beijos
Obrigada! Limpeza eu não faço não, não consigo me desfazer deles, mas é bom para olhar as leituras pendentes e pensar com carinho naqueles livros que você mais gostou! Um beijo : *
ExcluirOlá! Gostei da tag, diferente. Confesso ser meio preguiçoso pra ler livros, tem que ter uma historia massa pra me prender, por isso curto mais suspense e romances policiais. Mas tenho que contar que foi através do seu post sobre o livro Guerra Civil que me deu ganas de lê-lo por se tratar de heróis e não ser em quadrinhos, e o devorei em 3 dias. Não comento sempre mas sempre venho aqui ver suas resenhas e buscar indicações ;)
ResponderExcluirEi! Obrigada! Também achei super legal quando encontrei no blog da Camila <3 Ha que bacana! Fico feliz que você tenha gostado de Guerra Civil, eu também adoro a história, e ficou muito bem adaptada nesta versão. Agora quero uma edição em quadrinhos, mas não encontrei ainda por um bom preço. Obrigada pela confiança! Um beijo : *
ExcluirAdorei a tag, pretendo responder ela em breve no meu blog! Só reparei que ficou faltando o mês de Julho hahahaha
ResponderExcluirhttp://www.umcontosemponto.com/
Que bom que gostou! Menina você acredita que eu não tinha reparado nisso? E é justo o mês do meu aniversário KKKKKK Fui procurar no blog da Camila e também não tem Julho por lá KKKKK Vamos pensar que neste mês tiramos umas férias da estante e todas as suas emoções (o que não vai acontecer, mas né)KKKK Um beijo : *
ExcluirEu adorei a tag e até já fiz meu post ♥ Tuas escolhas foram ótimas e concordo plenamente quando fala sobre o Nicholas, ele consegue destruir cada pedacinho da gente com as histórias açucaradas dele, mas ainda assim é um dos meus escritores preferidos.
ResponderExcluirHa que bom! Eu quero ver assim que você postar <3 Eu cheguei à conclusão que não tenho estrutura emocional suficiente para os livros dele, porque acabam comigo _0_ Um beijo <3
ExcluirLe...
ResponderExcluirAmei suas escolhas e já faz algum tempo que quero ler o Circo da Noite acha a capa divina demais.
E gosto bastante dos livros Davi, mas Nós ainda não li.
Beijão
Ei <3 Obrigada! Leia o quanto antes! Ele é maravilhoso demais, eu amo a história e toda a atmosfera do enredo. Um beijo : *
ExcluirQue tag legal! Fiquei com vontade de fazer, mas acabei de me mudar e os meus livros estão todos encaixotados D: Vou ver se os acho pra poder "roubar" a tag, haha.
ResponderExcluirE nossa, lembro de ter chorado horrores com Um Amor para Recordar - e esse foi o único livro do Nicholas Sparks que eu li, haha. Também gosto muito de Orgulho e Preconceito!
Beijos!
Obrigada! Mudar tem seu lado bom e o ruim né? É legal arrumar tudo em um novo espaço, mas quando olhamos para tudo encaixotado dá uma preguiça de viver né? KKKK Espero que consiga fazer a tag, de qualquer forma! Já sobre Um Amor Para Recordar, acho que a melhor expressão para ele é "EU TÔ NO CHÃO", e achei que nunca ia me levantar de tanto que eu chorei KKKKK Um beijo : *
ExcluirSobre sair roubando a TAG alheia: me identifiquei muito, hahahaha. Inclusive, estou fazendo isso agorinha. <3
ResponderExcluirAdorei essa TAG, nunca tinha visto! E gostei bastante dos temas também. E os livros da Saga do Tigre aqui, socorro! O tempo passa e eu não deixo de ficar boba lembrando dessa história. Acho que é porque o último livro acabou tanto comigo que eu nunca mai vou ser capaz de esquecer, hahaha.
Também vou responder essa TAG depois, hihi.
Adorei suas respostas! (e fiquei encantada com o trecho de O Circo da Noite) <3
Lovecats | allieprovier.blogspot.com
Sempre <3 Eu também nunca tinha visto e é bem legal! Só tenho que colocar ali o mês de Julho, que por algum motivo obscuro eu esqueci KKKKKKK E sim, a saga do tigre me destruiu. To no chão até hoje, chorando. Quero ver suas respostas! Obrigada <3 Um beijo : *
ExcluirAs tags literárias são as melhores haha! Mas ficaria com muitas dúvidas para escolher apenas um livro para cada mês! Nunca tive coragem de ler um amor para recordar, só com o filme já chorei horrores hahaha não quero que isso se repita!
ResponderExcluirAdoro Eragon, as capas são tão legais com todos os dragões, esse ano pretendo reler os 3 primeiros livros para enfim, ler o último!! :) Beijos!
Colorindo Nuvens
Sim! Eu adoro <3 Eu demorei um tempo para conseguir escolher só um para cada categoria KKKKK Eu li o livro e depois assisti ao filme, e nunca chorei tanto. O livro já tinha acabado comigo, aí vem o filme com aquele final diferente... Não deu pra mim! Mas o Nicholas faz isso, porque Querido John também me destruiu. Sobre Eragon, eu estou há anos tentando ler, mas sempre acontece alguma coisa KKKKK Espero que agora eu consiga e possa avançar na série! Um beijo : *
Excluir