“O digital influencer é uma espécie de blogueiro que deu certo ou o blogueiro que ganha dinheiro. O formador de opinião do mundo digital é a pessoa que consegue, tal qual um líder messiânico, juntar uma caralhada de seguidores e produzir conteúdo relevante a este público. E o melhor: pode, em muitos casos, fazer isso de pijama, sem sair de casa”.
Sinopse: “À beira de um ataque de nervos porque o vestibular está chegando e, putz, não tem nem ideia do que quer estudar? Então este livro é para você. Desenhando novos rumos para sua vida profissional, entre um rabisco e outro no guardanapo da mesa do bar? Este livro é para você também. Se nem casamento é para a vida toda, por que uma carreira seria? Chegou a hora de se divorciar do seu trabalho sem graça. E descobrir o que o motiva de verdade”.
Título: 101 Profissões Fora do Com um para Pessoas Nada Normais.
Autores: Anderson Couto e Emerson Couto.
Páginas: 208 páginas.
Editora: Belas Letras.
ISBN: 978-85-8174-288-5.
“Os geeks, assim como os gremlins, se multiplicam aos montes por aí. Nunca tanta gente assumiu ser fã de histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, séries de TV e filmes de super-heróis. Geek é uma espécie de nerd do século 21, mais tecnológico e antenado na cultura pop. É um público que consome tudo o que é bugiganga desse universo, o que levou outros geeks, que de bobos não têm nada, a perceberem nesse movimento uma oportunidade de negócio”.
Algumas Impressões
Tenha você quinze ou quarenta e cinco anos, é possível que pelo menos uma vez na vida já tenha se questionado acerca dos temas carreira e profissão. Aquele famoso “o que eu vou fazer da vida”, vai dizer que não? Eu mesma mudei de ideia várias vezes, principalmente durante a infância e a adolescência, e até mesmo depois de já ter ingressado na universidade - tanto que mudei de curso ainda na primeira semana de aulas, do Direito para o Jornalismo. E se você está enfrentando esta fase de escolhas ou se anda pensando em mudar o foco da sua vida profissional, este livro é para você. Ouso dizer que até mesmo se está de bem com a vida com a escolha que fez deveria ler este guia irreverente e nada convencional escrito pelos irmãos gêmeos Anderson Couto e Emerson Couto, publicado pela editora Belas Letras em 2016. Com 101 indicações de profissões fora do comum para pessoas nada normais e opções como “Couch de selfie”, “Guia de Turismo exótico”, “Degustador de Cerveja” e “Doador top de sêmem humano”, o guia conta ainda com um teste nada científico que direciona o candidato às possíveis opções através de três categorias. Com uma narrativa descontraída e absolutamente hilariante, este guia de profissões não deve ser levado muito a sério, e este traço em especial o torna diferente de tudo o que você já pode ter lido sobre a escolha de uma carreira. Ao contrário dos demais oferecidos no mercado, ele não oferece complicadas bases científicas, testes complexos de aptidão, faculdades conceituadas ou pesquisas bibliográficas, mas sim uma verdadeira mistura de informação real e ficcional e humor, compiladas pelos autores.
“Não, meu amigo, não estamos falando aqui da finada Mãe Dinah. Futurista não prevê acidentes aéreos com famosões, nem o ganhador da próxima Copa do Mundo. Esqueça também os polvos sabichudos! Futurista é o profissional que lida com inovação, com as mudanças de comportamento, aquele que pensa no amanhã. Ah, e eles também não são necessariamente aquarianos, ok, aquarianos? A profissão ainda não é muito forte no Brasil, mas tem grande status em países como os Estados Unidos. Vale ficar ligado”.
Recomendado tanto para jovens à beira de ataques de nervos com a proximidade do vestibular – e que não fazem ideia do que cursar -, quanto para profissionais já experientes, mas que desejam mudar de rumo, este livro chega para quebrar alguns paradigmas acerca da carreira profissional, deixando claro que é possível sim ser feliz na carreira e que nada é para “o resto da vida”. Além disso, quem disse que todos os caminhos profissionais passam pela universidade mesmo? Chega de trabalhos sem graça ou de cursar essa ou aquela universidade por causa dos pais. Chegou a hora de descobrir o que te motiva de verdade e ser feliz com a escolha profissional. Espirituosos, os autores foram questionados sobre que profissão do livro seguiriam caso não fossem jornalistas, e eles chegaram a cogitar “Doador top de sêmem”, mas pela falta de competência para tal optaram por “personal escritor de mensagens de amor”. E olha, na minha opinião eles se dariam muito bem nisso, pois escrevem como ninguém. Citei apenas alguns exemplos destas 101 profissões que trazem o perfeito equilíbrio entre o real e o imaginário, e além, o possível no futuro – afinal, muitas delas são possíveis desdobramentos de escolhas que temos feito no presente. Um guia absolutamente fantástico, recomendadíssimo e que levarei para a vida.
![Ótimo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirXqMJu2T-vdgng9fdh7aOi5GBYk13163PP_-vIS-ldveKTb_QsYHGaTOatCd1wdkQZqu3YPnQRz1YfGsXJnJ7Q51bkSOt-1qkeKRtUKWl_uQIxHZFYQmpaFYoBY1x4f91TwQNeyMSRWg/s200/5+%25C3%2593timo+-+Favorito.png)
A editora nasceu em 2008 com o compromisso de aproximar a literatura dos temas da era digital e da cultura pop, com um catálogo enxuto e de qualidade e uma proposta editorial moderna. É rock e pop. É arte, viagem, gastronomia, ciência e humor. É estilo de vida, universo digital, comportamento e inspiração. É uma nova experiência entre os leitores e seus livros. Porque, para nós, ler é se conectar, e se aproximar daquilo que mais amamos.
![](https://lh3.googleusercontent.com/-Vh5EBmRrOTI/T4SHj0gPjJI/AAAAAAAAD-c/yl0lJLYxaRk/s49/PinIt.png)
A proposta desse livro é incrível. Sempre tive muita dificuldade em me encaixar nessas profissões mais "comuns", acho que o livro abre um grande universo de possibilidades, claro que de uma maneira bem irreverente! Adorei a dica, quero mudar drasticamente o meu rumo profissional esse ano, acho que o livro vai cair como uma luva hahaha Beijos e um ótimo 2017 para você. Sucesso! <3
ResponderExcluirhttp://colorindonuvens.com
É sim! Eu achei interessante pois até as mais absurdas têm um quê de verdade, pois da forma como a sociedade está elas se tornam de um certo modo possíveis. Beijos e um ótimo 2017!
ExcluirOiii Letti! Vim ler as últimas resenhas e te desejar um feliz ano novo! ♥♥♥
ResponderExcluirEi Grazy! Tô doida para você receber minha cartinha de Natal! Meu Deus! Awwn, feliz ano novo para você também! Um beijo :*
Excluir