terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Torneio MLV: Maratona Literária de Verão 2017 + TBR


        Por mais que eu tenha lido muitos livros em 2016, quando o último dia do ano finalmente acabou comecei a pensar no quanto mais eu poderia ter lido caso tivesse me desafiado, seja através de metas próprias ou pela participação em maratonas e desafios literários. É bem verdade que, no começo do ano passado, eu me propus a participar de pelo menos três, mas não era nem março ainda quando eu desisti de tentar cumpri-los. E sabe aquelas metas que vamos empurrando para o próximo ano (e ano após ano)? Ainda em dezembro um dos canais mais legais do booktube e que eu acompanho, o Geek Freak (clique para acessar), lançou as primeiras informações do Torneio MLV, a Maratona Literária de Verão para 2017, e foi aí que vi a chance de finalmente riscar esta meta da listinha. A MLV, que acontecerá entre os dias 07 a 21 de janeiro, já é uma tradição anual no canal do Victor e o objetivo é fazer com que os participantes leiam o máximo de livros possível em um período de duas semanas. Porém, este ano a proposta ganhou a alcunha de torneio, e conta com várias mecânicas diferentes, como a divisão através de duas equipes: Crucio e Império. Ao longo da maratona, toda a interação acontecerá através das redes sociais dos canais organizadores (principalmente através do Twitter) e também da página do evento (clique aqui para acessar), e apenas uma equipe sairá vencedora (e estará concorrendo a livros e brindes). 


         Ao fazer sua inscrição através de um formulário online (o link está na descrição do evento no Facebook), o participante escolhe a equipe da qual quer fazer parte - e não é possível mudar de time durante o desafio, então escolhe direitinho hein?! Ah, antes que você termine de ler esta postagem, se tem interesse em participar da MLV e ainda não se inscreveu, clique no formulário rapidinho e depois volte para terminar de ler esta postagem, porque as inscrições se encerram hoje (03 de janeiro) à meia-noite (horário de Brasília). Uma vez sendo #TeamCrucio ou #TeamImperio, o participante pode trocar ideias com outros membros da equipe através da página do evento no Facebook, e algumas pessoas estão criando até mesmo grupos de WhatsApp para discussão durante o período da maratona. Além disso, cada equipe é “coordenada” por três booktubers, mas os nomes dos “padrinhos” só serão liberados quando as inscrições forem encerradas. Na tentativa de auxiliar os participantes na montagem da TBR (do inglês To Be Read, ou seja, livros que pretende ler), os seis booktubers lançaram um desafio cada, que foram desbloqueados aos poucos ao longo do mês de dezembro através de vídeos nos canais organizadores. Vale ressaltar que aderir aos desafios na hora de montar sua TBR é opcional, uma escolha do participante. Os desafios são: 1) um livro que você prometeu ler em 2016 e ainda não leu; 2) um livro indicado por um dos canais organizadores da maratona; 3) um livro com um protagonista LGBT; 4) um livro que você está enrolando para ler, pois a capa não te atrai; 5) um livro que você pagou barato ou comprou em uma promoção; e 6) um livro com apenas uma palavra no título. 


          Particularmente, gostei muito dos desafios propostos para a TBR, e quatro dos livros que incluí na lista cumprem as propostas, mas como quero liberar alguns títulos que estão fazendo aniversário na estante e também outros mais novos que estou morrendo de vontade de ler de uma vez, eu estou me desafiando a ler não apenas seis, mas doze títulos este mês, e pretendo cumprir a maioria dentro do prazo da maratona! (Sabe aquele meme do vamos dobrar a meta?). Começando com os quatro títulos que cumprem os desafios, escolhi “Donnie Darko” como o livro que paguei barato ou comprei em uma promoção (olá Black Friday!), “Fellside” como o livro com apenas uma palavra no título, “Revival” como um livro que prometi ler em 2016 mas não li e “Em um bosque muito escuro” como o livro que estou enrolando para ler por conta da capa, apesar de eu não estar enrolando coisa nenhuma (só não gostei da capa mesmo, mas faz parte). Os outros livros que compõe esta minha TBR “kamikaze” são: “Deuses Americanos”, “A Química”, “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, “Jogos Vorazes”, “Intergalática”, “O Rei Corvo”, “Princesa das Águas” e “Dartana”. Vou liberar atualizações do meu progresso no Twitter (@lettgabs) e no Instagram (@letticia_gabriella), então se você quiser acompanhar é só seguir por lá! Ah, aproveita e deixa seu like na fanpage também, nunca te pedi nada! E aí, curtiu? Vamos participar? Sim? Claro? Já leu algum desses livros ou tem algum título para indicar? Deixa aí nos comentários! #TeamCrucio!

2 comentários:

  1. Só doze livros, Lett?! Eu também vou participar da maratona e coloquei só três livros na minha TBR hahaha
    Estou louca para ler O Rei Corvo mas sempre que vou compra-lo ele está muito caro e aí eu desisto :/
    Boa sorte com a maratona, Lett!
    #TeamCricio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o objetivo é sempre dobrar a meta, então pediram seis eu coloquei doze KKKKKK Vamos ver se vai dar! Eu achei a história super interessante, pelo menos pelo que li na sinopse, e estou com boas expectativas! Boa sorte também <3 Um beijo :*

      Excluir