sábado, 7 de janeiro de 2017

Especial: Dia do Leitor + Dicas de Leitura


      Não consigo me lembrar a data exata onde me apaixonei pela leitura, mas me recordo do livro: A Bolsa Amarela, da autora Lygia Bojunga. Minha mãe era professora, e meu contato com as histórias foi ainda bem nova. Além disso, a leitura sempre foi algo muito incentivado em casa, desde os gibis da Turma da Mônica, da coleção que minha tia mantém desde criança, aos livros de autores nacionais – e, posteriormente, estrangeiros – que eu pegava emprestados na biblioteca da escola - até que comecei a ganhar os meus próprios. Meus primeiros “filhos” foram exemplares de Harry Potter, mais especificamente “As Relíquias da Morte” e “O Enigma do Príncipe” - já que eu tinha lido todos os outros pegando emprestado -, e desde então não parei mais. Da saga “Crepúsculo” à minha mais nova aquisição, “Donnie Darko”, a cada dia eu me apaixono mais pela leitura, os diferentes gêneros, autores e personagens, e vejo minha “biblioteca” crescer. E hoje, dia 07 de janeiro é comemorado o dia do leitor! E olha, ler é muito bom, mas é cada dilema que enfrentamos, cada mania estranha, cada depressão pós livro... Só para citar alguns exemplos, e tenho certeza de que você vai se identificar: quem nunca ficou morrendo de ansiedade esperando o autor lançar o próximo livro daquela série que você ama? Ou quase morreu junto quando um personagem que gosta partiu dessa para melhor? Já shippou quinhentos mil casais literários, incluindo você mesmo (a) Mello com os personagens? Chorou, riu, ficou irritado (a) e entrou e saiu da bad lendo apenas um capítulo? Mudou de posição várias e várias vezes durante a leitura e quando viu estava praticamente de cabeça para baixo? Entrou na livraria e saiu de lá a) pobre e com um monte de livros ou b) chorando porque não tinha dinheiro mas queria levar todos e ainda prometendo que voltaria para buscá-los? Cheirou o livro novo para sentir aquele cheirinho maravilhoso que só ele tem? UFA! Eu não sei você, mas sendo leitora já passei por tudo isso e muito mais! E como hoje é o nosso dia, decidi compartilhar com você algumas dicas de leitura que aplico por aqui, e que acredito que poderiam te ajudar nesta jornada. Tudo pronto? Vamos lá!


As dicas de leitura (que você respeita) 

1) Se desafie

       Como falei na postagem sobre o Torneio MLV (clique aqui para ler), eu li bastante em 2016, mas a sensação de que eu poderia ter lido ainda mais veio com tudo ainda nos primeiros momentos de 2017. Acontece que os vários percalços enfrentados no último ano acabaram tirando muita gente do ritmo habitual de leitura (inclusive euzinha Mello), e como tenho um número considerável de títulos para ler por mês, principalmente por conta das parcerias com as editoras, precisava de algo que me colocasse nos trilhos novamente. E o segredo para isso acabou se mostrando bem simples: me desafiar. Adotei o método de criar a TBR mensal (To be Read, basicamente os livros que serão lidos naquele período de tempo), organizando os títulos em ordem. Em cada livro, criei metas de leitura por número de páginas, e são estas metas que servem como principal desafio, uma vez que, a cada vez que paro para ler, me desafio a bater o maior número possível delas, ou, na maior parte dos casos, bater uma das estipuladas em um determinado tempo. Andei pesquisando sobre o assunto e há vários outros desafios muito legais para estimular a leitura, mas deixo a indicação de um que vi recentemente, o “TBR Jar”, que consiste em colocar em um pote os nomes dos livros encalhados na estante, e, a cada vez, um é sorteado para a leitura. Ah, mas não vale ficar tirando vários papéis até sair o que você quer não hein? É o primeiro que for sorteado!

2) Saia do lugar comum

       Uma coisa muito boa que aprendi com as parcerias foi a sair do meu lugar comum de leitura. Não é segredo para ninguém que cada leitor tem seus gêneros de preferência, isso sem falar naqueles autores do coração, não é mesmo? Mas sair do lugar comum e arriscar com uma história diferente é ótimo para abrir ainda mais os horizontes e descobrir um livro / gênero / autor pelo qual você vai se apaixonar – além de ficar se perguntando porque não tinha lido aquilo antes. Claro que nem todos entrarão para a listinha dos favoritos, acontece, mas confie em mim quando digo que o saldo final será positivo. Particularmente, passei muito tempo no ciclo Fantasia > Ficção > Ficção Científica, mas ousei mais em 2016 em relação a gêneros literários e descobri histórias e autores fantásticos e que agora carrego comigo, como Gillian Flynn, Ransom Riggs e até a romântica Mary E. Pearson. Além disso, dei uma chance especial para os títulos de autores nacionais, como Isabela Freitas, Carpinejar e Maurício Gomyde, e não me arrependo!

3) Siga seu próprio ritmo

        Claro que se desafiar é ótimo, e participar de maratonas e desafios literários é melhor ainda, mas de nada adianta se você não aprender a seguir seu próprio ritmo, ou seja, a ser bem realista com o seu modo de leitura. Algumas pessoas têm uma capacidade incrível de leitura dinâmica, e conseguem vencer os títulos numa velocidade estonteante e ainda aproveitar a leitura como se tivessem dedicado horas à cada página. Já outras têm um ritmo mais demorado, e não conseguem ler um livro em tão pouco tempo. Cada leitor é diferente, e nem todos são devoradores compulsivos de títulos e mais títulos – o que não os torna menos ou mais, obviamente. Entender onde você se encaixa é essencial para aproveitar as leituras que faz. Eu defini uma meta ousada para este mês (doze livros), mas acredito que tenho capacidade para vence – la, ou, pelo menos, a maior parte dela.

4) Troque ideias


       Mesmo antes de criar o Fleur, isso há três anos atrás, eu já gostava de trocar ideias sobre livros com os amigos. E grande parte da motivação para expandir os conteúdos abordados no blog nasceu da minha vontade de compartilhar experiências literárias com mais pessoas, tanto indicando os títulos e autores que eu mais gostava quanto recebendo indicações que acabariam se tornando parte da minha listinha de favoritos. Através das resenhas eu posso expressar minha opinião sobre o que li, mas também descobrir o que outras pessoas pensam da mesma leitura, visitando outros sites e perfis do Skoob. Com os grupos de interação, tanto para blogueiros quanto para leitores (quanto para blogueiros leitores), troco ideias com pessoas das mais variadas idades e lugares, e com os mais diversos gostos literários, e acabo descobrindo histórias incríveis – e claro, algumas nem tão legais assim. Isso sem falar no Booktube, o nicho de canais literários do YouTube, que é uma das minhas fontes diárias de indicações. Você pode tanto abraçar todas estas plataformas quanto escolher a de maior afinidade, o importante é trocar ideias e levar aquela história que você tanto gosta para cada vez mais leitores, afinal, nada melhor do que terminar aquele livro incrível e ter alguém para conversar sobre né?

5) O tal diário de leitura

    Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mesmo que não se lembre. Muitos blogueiros (as) literários e principalmente a galera do Booktube já adotaram esse método, e tem dado certo. A ideia é literal: manter um diário de leitura, anotando quando começou, quando terminou, os pontos que mais gostou e até aquelas citações favoritas. Para quem produz conteúdo voltado para o assunto, é um auxílio ótimo na hora de escrever as resenhas / gravar os vídeos, além de ser uma ajuda e tanto na hora de definir a TBR e as metas para cada livro de acordo com seu próprio ritmo de leitura. Também serve como aquele apoio na organização na hora de participar de desafios e maratonas literárias. Manter um diário de leitura era uma das minhas propostas para 2016, mas, como toda boa e velha meta não cumprida, acabou ficando para 2017. Atualmente estou usando a agenda pessoal para fazer as anotações, pois tentei em um caderno separado e virou uma bagunça pois gosto de todas as informações em um lugar só, separadas por cores (pessoal, profissional, blog e leituras). Mas vale demais usar um caderno só para isso, até mesmo um do tipo planner. O importante é se organizar e ler muito!

        E aí, curtiu as dicas? Particularmente elas têm me ajudado bastante na minha rotina de leitura, e espero que sejam úteis para você também! Ah, não sei se já está sabendo, mas hoje também é o primeiro dia do Torneio MLV: Maratona Literária de Verão 2017, organizado pelo Geek Freak! Já rolou postagem sobre isso por aqui esta semana, e estou participando na #EquipeCrucio. As atualizações de leitura dos livros da minha TBR estão rolando lá no Twitter desde de madrugada, então se você ainda não me segue por lá, é @lettgabs. Agora conta para mim, você tem alguma dica de leitura para compartilhar ou um livro para indicar? Deixa aqui nos comentários!

4 comentários:

  1. Eu me identifico com todas as crises existenciais pós leitura aiehiuahe. Não tem como a gente não se apaixonar pelos personagens ou ficar na bad depois que uma história incrível termina. Dá vontade de retroceder, nesses casos, e ler tudo de novo, só para aproveitar ao máximo. Às vezes me pego até mesmo pensando o que aconteceria caso eu fosse um desses personagens. Sei lá, é muita loucura, mas é uma loucura tão gostosa de vivenciar ♥ As dicas também estão ótimas, todas são super válidas. Não tem nada melhor do que encontrar o seu próprio ritmo literário e conseguir ultrapassar suas metas. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei exatamente como você se sente miga. Eu tenho doutorado em me apaixonar por personagens e depois ficar naquela bad profunda por causa deles Hahahahaha E imaginar que estou no livro ou desejar ler de novo mesmo tendo 2193729732837 mil pra ler novos é com euzinha mello também. Um beijo <3

      Excluir
  2. Primeira vez no seu blog e já gostei muito! Como leitora inveterada, me identifiquei com sua história e adorei as dicas, especialmente a do diário de leitura. Era algo que passava pela minha cabeça, mas não imaginava como fazer. Ganhou mais uma seguidora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Eu sempre via sobre o diário de leitura em canais que acompanho do booktube mas também não colocava em prática, até que comecei e vi que ajuda mesmo Hahahaha Awn <3 Volte sempre que eu te espero <3 Um beijão!

      Excluir