terça-feira, 18 de abril de 2017

Resenha: Status: Em Muitos Relacionamentos Complicados

“Não sou um tipo de nerd sem habilidades sociais, mas também não sou descolado do jeito clássico. Por exemplo, secretamente gosto de fazer o imposto de renda. Já Kelly era descolada de verdade. Ela era capaz de conseguir em um segundo uma bebida em um bar desesperadamente lotado e de ser convidada para festas exclusivas. Ser descolada parecia algo fácil para ela, e ficar ao seu lado me fez parecer legal por proximidade. Ela era minha entrada VIP humana”. 

Sinopse: “Após sua última namorada terminar o namoro abruptamente, Matteson se vê em um estado crítico, devastador, deprimente. Ele sempre foi o tipo tímido, que não tinha jeito com as garotas, e que só namorou na universidade por uma grande coincidência. Até os trinta, foram sete relacionamentos, e o último o deixou de cabeça pra baixo. E então ele cria um plano. E para isso Matteson precisará mudar completamente sua personalidade e atitudes. Para alguém que praticamente nunca tomou uma decisão no campo amoroso, será difícil escolher os lugares certos, deixar que os amigos lhe apresentem alguém, se cadastrar em sites na internet.... Mas durante um ano, Matteson conhecerá quase trinta garotas, incluindo uma turista sueca, uma groupie, uma atriz, uma lésbica e outras tão diferentes umas das outras. Mas a decisão é saber o que ele fará com o seu coração. Um livro divertido e ousado, baseado nas próprias experiências do autor, e que dá boas-vindas aos novos tempos, onde as relações parecem ser fáceis e acessíveis. Só que não! ”. 

Título: Status: Em Muitos Relacionamentos Complicados.
Autor: Matteson Perry.
Páginas: 254 páginas.
Editora: Fábrica 321 (Rocco). 
ISBN: 978-85-9517-000-1.

“Só que eu queria parar o ciclo do cara legal. Não queria mais pular de relacionamento em relacionamento. Não queria mais ter medo de estar sozinho nem ocultar sentimentos para evitar o confronto. Queria ter boa autoestima, independentemente de estar ou não num relacionamento. Eu não tinha ideia de COMO faria isso, mas sabia qual era o primeiro passo para superar minha ex”. 

Algumas Impressões 

     Relacionamento costuma ser um assunto delicado para a maior parte das pessoas. Amores complicados, mal resolvidos, platônicos ou não vividos. O amor romântico, os relacionamentos sérios e monogâmicos e os relacionamentos casuais... tantas particularidades e um potencial absurdo para discussão, mas tudo depende da experiência de cada indivíduo. Ao longo do tempo, a forma de se relacionar com os outros vem se modificando, e daquele flerte cheio de olhares tímidos, hoje existem diversos sites e aplicativos que promovem encontros online, como o Tinder. Use você ou não, essas plataformas facilitam a vida de quem está à procura de um par, mas diante de tantas possibilidades, quais as chances de um match de verdade acontecer na vida real? Roteirista, ator de stand up comedy e agora escritor, Matteson Perry sempre foi do tipo romântico, o típico “cara legal” que preferia relacionamentos estáveis e que fazia de tudo para que eles fossem duradouros. Nerd e tímido, sua vida amorosa nunca foi das mais bem-sucedidas, mas, aos 30 anos, depois de levar um fora épico de sua manic-pixie-dream-girl – um estereótipo de garota que Hollywood adora usar em suas produções -, o que ele acreditava em relação à relacionamentos é colocado em cheque, e ele decide modificar seu comportamento por um ano, sair com um número maior de mulheres e ter apenas relacionamentos casuais.

“Com o período de teste acabando, eu estava pronto para levar a sério saídas sem seriedade. Não aconteceria outro Dia das Bruxas até o ano seguinte, entretanto, eu precisava de uma nova fonte para encontrar mulheres. Era hora de procurar na internet. Eu tinha sido rejeitado por uma mulher, mas sabia que, com o poder da internet, poderia ser rejeitado por MUITAS mulheres”.

       O plano é “simples”: ficar solteiro por este período, conhecer várias mulheres e não machucar ninguém – ou sair machucado. “Status: Em muitos relacionamentos complicados”, publicado pela Editora Rocco, é o relato pessoal desta experiência vivida pelo próprio autor, como numa espécie de autobiografia sobre sua difícil jornada pelo mundo das relações interpessoais. Determinado acima de tudo a sair de sua zona de conforto, ele mergulha de cabeça no mundo dos encontros e da paquera e conhece nada menos do que 29 garotas diferentes! Mas, por mais que a experiência possa parecer interessante e peculiar à primeira vista, como seu coração se sairá dessa? Será que ele encontrará o que está procurando? É uma história que foge dos padrões do que costumo ler, mas que acabou se mostrando uma leitura divertida e interessante. Não pelo fato dele ter saído com várias mulheres diferentes ou de ter sido em vários momentos um “canalha-safado” (de acordo com a descrição do próprio autor), mas por ter ousado em se descobrir, reconhecer suas limitações e variações de humor, os sentimentos que o levaram a começar (e a terminar) a experiência e, principalmente, a franqueza como trata o assunto “relacionamentos”. Matteson coloca em pauta que por mais que as relações no mundo atualmente possam parecer mais simples e acessíveis, elas não são nem de longe tão descomplicadas quanto parecem. Valeu a experiência de leitura e recomendo!


Sobre a Editora Rocco
Há mais de três décadas demonstrando sensibilidade para detectar as tendências do mercado, ousadia na difusão de novas ideias e agilidade de produção, a Rocco se orgulha por ser uma editora sólida e independente, capaz de se reinventar a cada dia para atender aos anseios do público brasileiro. Seus selos são: Rocco, Rocco Jovens Leitores, Rocco Digital, Bicicleta Amarela, Fábrica 231, Fantástica Rocco, Anfiteatro e Rocco Pequenos Leitores.



2 comentários:

  1. Que proposta diferente a desse livro! Realmente a tecnologia interfere bastante na maneira com que lidamos com relacionamentos atualmente, achei interessante o autor relatar as suas experiências, parece ser aquele livro bem levinho e divertido!
    Beijos
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem rápida e divertida sim. Acabou que gostei bastante das reflexões que ele trás no livro sobre a dinâmica dos relacionamentos. Um beijo :*

      Excluir