domingo, 7 de maio de 2017

Resenha: Isolados: O Enigma

“Gagui está esparramado na minha cama, com as meias suadas e fedorentas depois que encaramos quase seis horas dentro do carro dos meus pais. Acabamos de chegar de viagem, o que significa que as nossas férias terminaram. Ou quase! É fim de tarde de domingo e as aulas começam amanhã, portanto ainda temos mais algumas horinhas para aproveitar”. 

Sinopse: “Bibi Tatto retorna ao Minecraft para uma aventura ainda mais eletrizante! Um hacker invadiu o Novo Mundo criado por Bibi e ameaça detoná-lo caso a youtuber gamer mais conhecida do Brasil não encontre o avatar do seu irmão, Gagui, que foi sequestrado e está preso em algum lugar desse universo digital. Mas para isso, Bibi terá que enfrentar os desafios do mundo virtual e desvendar uma série de enigmas deixados pelo caminho enquanto tenta descobrir quem é o misterioso invasor entre os milhões de inscritos que a seguem. Assim como no primeiro livro, Bibi Tatto enriquece as páginas da nova história com segredos e momentos divertidos de sua vida, enquanto nos apresenta uma aventura digna das melhores séries do Minecraft! ”. 

Título: Isolados: O Enigma. 
Autora: Bibi Tatto. 
Páginas: 143 páginas.
Editora: Novo Conceito.
ISBN: 978-85-8163-849-2. 

“Eu faço login no Minecraft e entro no Novo Mundo. Lá está o meu avatar. Mas, estranhamente, não vejo o do Gagui por perto. Na nossa última aventura, eu o havia encontrado e ganhado a aposta. Foi maravilhoso! O Gagui ficou uma semana inteira fazendo o que eu mandava. Trazia suco pra mim no sofá da sala, arrumava minha cama, me ajudava a editar os vídeos.... é claro que reclamava, mas obedecia! Se tem uma coisa que eu preciso elogiar no meu irmão é que ele cumpre as promessas”. 

Algumas Impressões 

       Por mais que eu goste de games, não sou fã de Minecraft. Na verdade, assim que o jogo começou a ser comentado até assisti a alguns gameplays para saber como funcionava a dinâmica, mas não me chamou a atenção. Já falei várias vezes por aqui que uma das coisas mais legais das parecerias com as editoras é a possibilidade de conhecer histórias e autores que eu normalmente não leria, e que por várias vezes acabam me surpreendendo, mas, inevitavelmente, o contrário também acontece, e existem tramas que chegam por aqui através destas parcerias e que acabo não gostando ou mesmo não fazem muito o meu estilo. “Isolados: O Enigma” é o segundo livro da youtuber brasileira Bibi Tatto, considerada uma “especialista” em Minecraft, e chegou por aqui naquela caixa gigante da Novo Conceito (clique para assistir ao unboxing). Na trama, depois de criar o Novo Mundo (parte da história do primeiro livro), a garota tem mais um desafio pela frente: embarcar em uma aventura para encontrar o avatar de seu irmão, Gagui, que foi sequestrado por um hacker deste Novo Mundo criado por ela dentro do jogo, e, para isso, ela terá de resolver inúmeros enigmas e mistérios até que finalmente consiga salvá-lo.

         Voltado principalmente para um público mais jovem (crianças e adolescentes que curtem o jogo que virou febre no último ano), o enredo conta com uma proposta interessante para os fãs, mas, por ser algo muito juvenil e bem distante da minha realidade, não me interessei o suficiente pela leitura. Com pouco mais de cento e quarenta páginas, “Isolados” tem um ritmo bacana, e, por ter sido escrito por uma jovem, traz uma narrativa simples e leve, sem muitos floreios – bem direta. Para facilitar a leitura dos fãs mais jovens, a diagramação também é um ponto positivo deste livro, bonita e dinâmica, mesclando diálogos, parágrafos e ilustrações (além é claro, de fotos da autora, afinal, é um livro de youtuber). Eu ainda não conhecia a Bibi, e por mais que o livro não combine muito com meu estilo literário, achei interessante – assim como o canal -, pois a presença dela no mundo dos jogos online não deixa de ser uma representatividade importante para as meninas da mesma idade, e que muitas vezes sofrem preconceito por se interessarem “por este tipo de coisa”. Durante a trama, Bibi ainda compartilha lembranças de sua vida pessoal, com histórias que têm alguma relação com o ponto do enredo que está contando e, principalmente, com a finalidade de ensinar algo ao leitor, seja uma curiosidade sobre Minecraft ou até mesmo uma dica de segurança na internet (o que é muito importante). Então, se você já conhece a youtuber e o jogo, ou mesmo se não conhece mas tem curiosidade, este livro pode ser uma boa opção.
Sobre a Novo Conceito
O Grupo Editorial Novo Conceito oferece sempre os best-sellers mais aguardados e comentados do meio literário. Em anos de sucesso editorial, foram vários os autores e títulos reconhecidos na principais listas do PublishNews e Veja. O selo Novo Conceito foi desenvolvido para reunir essas grandes publicações, além das novidades e lançamentos internacionais que ainda virão.




2 comentários:

  1. Não consigo engolir ambos livros dela. Não tenho nada contra, mas poxa, faltou tanto conteúdo dentro dos livros que me senti vazia quando terminei a leitura. Era como se estivesse lendo aqueles panfletos que a gente logo perde o interesse. Sei lá, gostaria de ter visto mais, lido mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, não é o meu estilo de livro e achei bem juvenil, muito fora da minha "realidade literária". Eu acredito que seja interessante para crianças e adolescentes bem jovens que curtem o jogo e conhecem a autora, mas para mim não foi. O único ponto que destaquei foi a questão da representatividade, já que o mundo dos games é bem hostil com as meninas.

      Excluir