Sabe aquelas ideias que você tem, salva referências, mas nunca coloca em prática? Essa era a minha triste história com os terrários. Já havia salvo inúmeras fotos de inspiração no Pinterest e entrado em diversas floriculturas em busca do valor das mudas, mas sempre adiava o projeto, cada vez mais para o futuro. Até que minha tia fez uma viagem de férias, e encontrou um lugar que vendia as mudas de cactos e suculentas por um preço ótimo (porque, vamos combinar, que essas coisinhas são caras elas são). Como ela sabia do meu desejo de montar um terrário para chamar de meu (vulgo, "como eu estava enchendo a paciência dela há meses com isso"), comprou para mim não só as mudas, mas também as pedras, o vaso, a terra... ou seja, ela comprou tudo! Me entregou as coisas e disse "agora faz"! E aí, com todos os materiais em mãos, não existia mais nenhuma desculpa para não colocar este projeto em prática, né? Separei um dia de feriado, preparei tudo e coloquei a mão na massa, ou melhor, na terra! Ah, e fiz uma tentativa (foco na tentativa) de gravar o processo para compartilhar por aqui. A verdade verdadeira é que este vídeo foi gravado há mais de um mês, mas eu ainda não tinha decidido qual a melhor forma de editá-lo. Por fim, optei pela narração do passo-a-passo, e espero que você também se sinta inspirada (o) a tentar! Vamos pegar para fazer? Dá o play!
Se você é como eu e gosta de aliar o audiovisual à leitura, nada tema: vou explicar o processo por aqui também, começando pelos materiais utilizados! Para montar este terrário de tamanho médio, eu utilizei um vaso de barro no formato e profundidade de minha preferência, pedras de argila, terra fortificada (aquela que vem com nutrientes sabe?), mudas de cactos, suculentas e umas outras plantinhas que minha tia trouxe e que não faço ideia dos nomes (se você souber, deixa aqui nos comentários!), e uma pá de jardim. Antes de mais nada, forrei meu espaço de trabalho com uma placa de madeira que tinha por aqui, mas você pode usar jornais ou mesmo um plástico, para não fazer sujeira. Aí, forrei o fundo do vaso com algumas pedras, pois, nas pesquisas que fiz antes de partir para a montagem, descobri que era indicado fazer isso antes de mais nada, pois ajuda no escoamento da água e no crescimento das mudas. Depois, enchi o vaso de terra.... e nessa parte eu tive um problema. Coloquei terra demais, e na hora de plantar a primeira muda isso ficou mais do que claro, afinal, ela ficou toda para fora! Tive que voltar duas casas no jogo da vida (vulgo, jogo da montagem de terrário) e tirar um pouco da terra para tentar de novo.
Antes de começar a plantar novamente, determinei onde cada muda seria plantada, formando a configuração do meu terrário, e, apesar dos pesares, tirar as mudas dos vasos originais e transferi-las para os lugarzinhos determinados no terrário foi relativamente fácil. A dica é tomar muito cuidado com as mudinhas, pois - principalmente as de suculentas - são frágeis e se quebram com facilidade. Mudas plantadas, arrematei com um pouco de terra e finalizei com pedrinhas de argila nas laterais, fazendo um acabamento bonito e simples. E estava pronto o meu terrário (finalmente)! Os cactos e as suculentas são plantas que precisam de pouca água, por isso, sempre molho apenas uma vez na semana, mantenho o terrário em um local arejado, fresco e com incidência de luz, mas bem longe do sol em si! Gostei tanto do processo e do resultado que já estou planejando comprar mais mudas em uma feira de flores que acontece anualmente aqui na cidade para montar mais um! E aí, curtiu? Se você gostou do vídeo não esquece de deixar o seu "gostei" lá no Youtube, e se ainda não se inscreveu no canal, não perde mais tempo e se inscreve! Ah, e se tem alguma dúvida, indicação ou sugestão, deixa aqui nos comentários!
A sua tia foi uma fofa comprando tudo pra você fazer o seu terrário! Eu achei super fofo o resultado! O legal é que esse tipo de plantinha não dá muito trabalho!
ResponderExcluirEnfim, já tinha visto o seu vídeo, mas queria ver mais fotos do resultado final porque me apaixonei! haha
Beijos!
Colorindo Nuvens
Né? Hahahaha Não tinha mais desculpa para não fazer depois disso! Sim, elas precisam de poucos cuidados e isso é ótimo <3 Um beijo!
ExcluirEu amei teu terrário ♥ Depois que fiz o meu, já tive que retirar duas ou três suculentas que acabaram apodrecendo (odeio quando compro uma plantinha e ela já vem doente ¬¬), mas consegui achar dois mini cactos novos e baratinha (3,00 R$) e fiquei mega feliz rs. Fica uma fofura, e é bem gostosinho de fazer, né? Mas o cuidado é realmente redobrado, eu morri pra retirar os meus dos vasinhos, já que a raiz é minúscula e super sensível rs.
ResponderExcluirOwnn <3 Obrigada! Pois é, acabou que a suculenta maior também morreu. Tive que plantar um cacto no lugar, fiquei bem triste. E sobre a raiz, eu fiquei toda traumatizada tentando desenvasar sem matar as pobrezinhas hahahaha Um beijo <3
Excluir