Sinopse: “Faça da cozinha a sua terapia com a psicóloga Tatiana Romano. Uma das mais populares blogueiras de gastronomia do Brasil – com mais de 1 milhão de fãs somente no Facebook – ensina neste livro como cozinhar é muito mais do que criar novos pratos ou mesmo combinar ingredientes. A arte da culinária pode ser uma forma de lidar com as emoções. Aqui você encontra receitas para dias de raiva, de medo, de tristeza e de alegria. Com os conhecimentos de psicóloga e o feeling de quem ama cozinhar, Tatiana Romano apresenta receitas saborosas para preparar em qualquer hora, com qualquer estado de espírito”.
Título: Panelaterapia: Receitas para fazer da cozinha o seu divã.
Autora: Tatiana Romano.
Páginas: 144 páginas.
Editora: Belas Letras.
ISBN: 9788581742007.
Sinopse: “Aproveite o melhor de cada estação com as receitas da psicóloga Tatiana Romano, criadora do Panelaterapia, um dos maiores portais de gastronomia da internet, com 2 milhões de fãs. Para a primavera, receitas coloridas e aromáticas; para o verão, pratos mais leves e frescos para saborear na praia ou em um almoço ao ar livre com amigos; para o outono, com suas folhas secas e sua brisa, um pouco mais de recolhimento, com comidas quentinhas e texturas mais aveludadas. E, finalmente, o inverno, que te convida a curtir o ambiente quentinho da cozinha, com pratos fumegantes, assados e sobremesas mais encorpadas. Depois do best-seller Panelaterapia, em que Tatiana Romano usa a culinária como uma terapia para lidar com as emoções, este A cozinha das estações vai fazer você viver o prazer de fazer algo especial para cada momento, com o clima, o cenário – e a comida – perfeitos”.
Título: Panelaterapia: A Cozinha das Estações.
Autora: Tatiana Romano.
Páginas: 144 páginas.
Editora: Belas Letras.
ISBN: 9788581742779.
Algumas Impressões
Antes de mais nada, uma coisa que precisa ser dita é que eu adoro cozinhar. Para falar a verdade, se fosse feita uma classificação, eu entraria na categoria das pessoas que gostam de inventar moda na cozinha, ou seja, aquelas que de vez em quando pegam as panelas e os ingredientes e colocam a criatividade em prática! Então é claro que, quando a Editora Belas Letras renovou a parceria com o blog e abriu os primeiros pedidos, eu logo solicitei dois livros que estava desejando há algum tempo, mas que não necessariamente se encaixam nos meus gêneros de leitura tradicionais: os dois volumes de Panelaterapia, os livros de receitas da psicóloga Tatiana Romano. A Tati é criadora do site de mesmo nome (clique para acessar), que acumula mais de 2 milhões de admiradores, e, além de receitas, ela ainda compartilha reviews de utensílios, dicas de cozinha e outras aleatoriedades, como textos sobre livros, viagens e decoração. Em “Panelaterapia: Faça da Cozinha o seu Divã”, ela propõe pratos deliciosos para cada sentimento, indicando que a culinária pode nos auxiliar a lidar com as nossas emoções. Já em “Panelaterapia: A Cozinha das Estações”, a autora divide as receitas por estações, desde os pratos mais leves e frios para o verão e a primavera, até os mais encorpados e quentes para o outono e o inverno. O que mais gostei nestes títulos foi a forma que Tatiana Romano aborda a arte de cozinhar, mostrando que, muito mais do que apenas criar novos pratos ou combinar ingredientes, passar um tempo na cozinha preparando pratos gostosos pode ser uma boa e eficaz terapia de fato, modificando até mesmo a forma como nós nos percebemos e colocamos nossos talentos em prática.
Particularmente, gostei muito dos dois livros, mas as receitas que mais me chamaram a atenção estão contidas no segundo volume, “A Cozinha das Estações” (inclusive, adaptei a massa de uma das receitas para fazer uma torta deliciosa, e compartilhei o passo a passo no stories do Instagram. Estou estudando a possibilidade de gravar o preparo em vídeo, para o canal do Fleur). Para a primavera, Tatiana escolheu receitas coloridas e aromáticas, e a minha favorita da estação foi o Doce de Abóbora com Requeijão - apesar de não gostar muito de nenhum dos dois ingredientes! Já para o verão, as receitas têm menos tempo de preparo, são mais leves e frequentemente servidas frias, afinal, na estação do calor até quem ama cozinhar foge da cozinha! Para o outono e o inverno, como já era de se esperar, a autora traz pratos quentes e que, mesmo através das páginas dos livros, trouxeram à minha memória cheiros deliciosos e aquela vontade enorme de prepará-los. Eu gosto muito das estações mais frias, principalmente porque moro em uma cidade muito quente durante todo o ano, e é só o tempo esfriar um pouquinho que já corro para a cozinha para preparar novos pratos. Em resumo, ambos os títulos são livros de receitas, direcionados principalmente para quem quer fazer da arte de cozinhar um belo alívio na rotina, como um momento de paz e tranquilidade criando coisas novas – e muito gostosas! Além da praticidade, facilidade de encontrar os ingredientes e o custo baixo para o preparo das receitas, destaco também estas edições impecáveis da Belas Letras, lindas para ter na coleção e que valem muito apena para consultar sempre que necessário. Gostei muito e recomendo para todos: seja você um amante da arte de cozinhar ou um mero iniciante no reino das panelas, Panelaterapia vai te proporcionar uma experiência única, repleta de gordices e, também, autoconhecimento.
Sobre a Belas Letras
A editora nasceu em 2008 com o compromisso de aproximar a literatura dos temas da era digital e da cultura pop, com um catálogo enxuto e de qualidade e uma proposta editorial moderna. É rock e pop. É arte, viagem, gastronomia, ciência e humor. É estilo de vida, universo digital, comportamento e inspiração. É uma nova experiência entre os leitores e seus livros. Porque, para nós, ler é se conectar, e se aproximar daquilo que mais amamos.
Babe, que livro mais fofinho, socorro! Me passou aquela sensação de livro de receitas da vovó, sabe? Eu também adoro cozinhar, mas depois que virei meio fitness, eu só entro na cozinha para fazer comida "sem graça" - berro! Mas ando tão apressada, que salada virou a minha comida da vida. Adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijão, Lê
Eu não consigo ser fitness hahaha Na minha lápide vai estar escrito "Deus sabe que ela tentou"! Mas eu amo entrar na cozinha para fazer gordices e mais gordices, e esses livros são perfeitos para isso (apesar de ter receitas bem saudáveis também). E sim, também senti aquela carinha de receitas da vovó <3 <3 Um beijo!
Excluir