Se você acompanha o booktube ou outros blogs voltados para literatura, já deve ter ouvido falar da MLI – Maratona Literária de Inverno, não é mesmo? Todos os anos o Victor Almeida, do canal Geek Freak, organiza uma maratona de verão e uma de inverno, com o objetivo principal de incentivar a leitura e a troca de experiência entre leitores de todo o país. E este ano, a MLI terá a duração de duas semanas, de 16 a 30 de julho, ou seja, ela já está rolando! Me inscrevi logo que saiu a notícia do desafio, mas demorei uma vida para montar minha TBR, a lista de livros que pretendo ler durante estas semanas. Consequentemente, me enrolei toda para publicar sobre o assunto por aqui, e depois de passados os 45 do segundo tempo, os 90 minutos de prorrogação e mais os pênaltis, cá estou eu para enaltecer esse evento e compartilhar minha lista de leituras com você (perdoa o vacilo e não desiste de mim). Para deixar a maratona mais dinâmica e interessante, o Victor (juntamente com outros booktubers que formam as lideranças), propõe desafios e sprints de leitura, e esta edição foi organizada por níveis, sendo eles Principiante, Intermediário e Hardcore. Caso o participante escolha o nível Intermediário, ele tem de cumprir também os desafios do nível Principiante, e caso escolha o Hardcore, tem de cumprir os três desafios. Como meu tempo anda mais do que apertado por conta das demandas do trabalho, optei por me arriscar no Intermediário – mesmo que só tenha descoberto que teria de cumprir os do primeiro nível depois.
Nível Principiante: “Para aproveitar a maratona no seu ritmo, sem muita preocupação, mas ainda se divertindo com as atividades”.
📚 Ler um livro com capa azul: The Beauty of Darkness (Mary E. Pearson).
📚 Ler um livro com menos de 200 páginas: Ms. Marvel – Apaixonada (Wilson e Bondoc).
📚 Ler um livro que você comprou pela capa: Caraval (Stephanie Garber).
Nível Intermediário: “Ideal para o veterano das maratonas literárias. A dificuldade é perfeita para avançar nas leituras, mas ainda assim se envolver em peripécias desafiadoras”.
📚 Ler um livro escrito por uma mulher: Eu Sei Onde Você Está (Claire Kendal).
📚 Ler um livro sem saber a sinopse ou do que se trata: Piano Vermelho (Josh Malerman).
📚 Ler um livro nacional: Jantar Secreto (Raphael Montes).
Nível Hardcore: “Designada aos participantes mais corajosos. Será que você consegue ler aquela pilha de livro e ainda assim participar de todos os desafios criados pelos nossos organizadores?”.
📚 Ler um livro que se passe durante um período histórico importante;
📚 Ler um livro com pontuação no título;
📚 Ler um livro que é muito criticado ou que alguém não gostou.
Além da divisão por níveis, a edição deste ano veio com uma novidade muito legal: um aplicativo no Amino para sanar dúvidas, organização de sprints e interação entre os participantes! Eu adorei a possibilidade de me conectar de uma forma diferente com todos os participantes da maratona, mas confesso que fico completamente perdida no meio de tantas informações por lá! (Clique para acessar). Como acontece todas as vezes onde tenho que escolher livros par algum desafio (alô tags literárias!), foi complicado definir quais títulos se encaixariam em cada uma das categorias, tanto para o nível Fácil quanto para o Intermediário. Contudo, optei por ler títulos que chegaram por aqui recentemente ou que estão já há algum tempo parados na estante, e espero encarecidamente não flopar e conseguir concluir estas leituras (socorrinho, @deus). Como demorei uma vida para definir quais livros entrariam na minha TBR, perdi o sprint de “esquenta” que rolou no dia 15 (sábado), mas já estou correndo atrás do tempo perdido! E aí, vai participar também? Se você tem alguma dúvida, quer fazer uma sugestão ou deixar uma indicação de livro, filme, série ou quadrinho, deixa aqui nos comentários! Ah, e acompanhe as redes sociais do Fleur para não perder nenhuma atualização!
Nenhum comentário:
Postar um comentário