quarta-feira, 17 de maio de 2017

Especial: Conheci a Jojo Moyes + Entrevista

        Existem coisas que acontecem conosco e que mal podemos acreditar, não é mesmo? Aquela notícia que você estava esperando ou uma surpresa que nunca iria sequer imaginar.... São momentos felizes em meio à rotina, e que tornam nossos dias melhores. Na última semana, publiquei um vídeo especial sobre a autora Jojo Moyes (clique para acessar), contando que, há pouco mais de um mês, recebi um convite especial da Editora Intrínseca para conhecê-la pessoalmente, em um evento para influenciadores digitais organizado em parceria com a Saraiva Online, em São Paulo. A questão era que eu nunca havia ido em SP e não fazia ideia de como chegaria lá, mas de uma coisa eu tinha certeza: iria de qualquer jeito, pois uma oportunidade dessas não aparece todos os dias! Comecei a me planejar, comprei as passagens (de ônibus, pois de avião estavam muito caras e eu sou uma blogayrinha pobre), fiz horas extras no trabalho e pedi folga para o dia da viagem. Ah, e claro, comecei a gerenciar da melhor forma possível a ansiedade, que só fazia aumentar à medida que o dia se aproximava. E quando o dia nove de maio finalmente chegou, peguei a câmera, coloquei a mochila nas costas e parti para essa "aventura". Produzi conteúdo por lá para compartilhar por aqui, e o resultado saiu em vídeo ontem (pois não aguentava esperar nem mais um minuto para postar). Além de contar um pouco sobre a experiência, ainda gravei e legendei trechos da entrevista da autora para a live transmitida pela Saraiva, no dia 10. Para assistir, é só dar o play:



        Agora, por mais que eu tenha contado um pouco da experiência no vídeo, achei que seria bacana falar de forma mais detalhada por aqui sobre o que ela representou para mim, afinal, não apenas a minha primeira oportunidade de conhecer uma autora internacional, esta viagem foi também recheada de primeiras vezes. Fora que escrever ainda é muito mais fácil para mim do que expressar meus sentimentos para a câmera! Para começar, foram aproximadamente quatorze horas de viagem da cidade onde moro até São Paulo, e cheguei lá na manhã do dia dez. O primeiro desafio era descer na rodoviária e - pela primeira vez - pegar o metrô até o bairro onde o evento aconteceria, no prédio matriz da Saraiva. Como eu sou uma pessoa muito organizada (leia-se paranoica), imprimi o mapa de toda a extensão do metrô de São Paulo, além de duas rotas diferentes saindo da estação mais próxima até o meu destino - isso sem contar que fiz o trajeto várias vezes através do Google Street View. E por isto dá para perceber que eu nem estava com medo de me perder por lá, né? E caso ficasse perdida, ficaria por lá mesmo, porque MEU DEUS, que lugar incrível! Eu estava na cidade não fazia nem uma hora e já queria fazer as malas e me mudar para lá. Como cheguei com aproximadamente três horas de antecedência para o evento (e bem na hora do almoço), aproveitei para almoçar em um dos meus lugares favoritos do planeta, e que, por não ter a franquia na cidade onde moro, eu não comia lá há cinco anos. Eu sei o que você está pensando: "que lugar maravilhoso seria esse?" Pois pasme em saber que é o Habib's (segundo algumas meninas que estavam no evento me contaram depois, é uma das franquias mais zoadas da cidade, pois em um lugar onde há Burguer King e Pizza Hut em cada esquina, as pessoas nem ligam para o meu amado Habib's).  
 
 
 
       Depois de almoçar como se não houvesse amanhã (porque, sejam sinceros, vocês já comeram aquelas esfirras de queijo deliciosas?), ainda faltava um bom tempo para o horário marcado pela editora para que chegássemos, e como eu já estava na rua do local, sentei em uma praça e li "Lugar Nenhum", do Neil Gaiman, por uma hora. Durante toda a viagem (e já lá), eu estava muito ansiosa, procurando a todo momento alguma coisa com a qual ocupar a mente. Porque, vejam bem, eu não conseguia parar de pensar em como seria quando entrasse no prédio, quem seriam os outros influenciadores, e claro, como seria conhecer a autora de dois dos meus livros favoritos, "Como eu era antes de você" e "Depois de você". Quando finalmente o horário combinado chegou, fui até o prédio e, logo na entrada, recebi uma credencial com o meu nome que dava acesso à uma sala preparada pela Saraiva para nos receber. Nesta sala os influenciadores convidados podiam trocar ideias, fazer postagens e se conhecer - fora que a Saraiva preparou um café maravilhoso, cheio de coisas deliciosas (saudades do bolo de limão). Eu já conhecia o trabalho de algumas pessoas, e foi muito bacana poder conhecê-las pessoalmente. Já outras foram descobertas muito bem vindas e que acabaram entrando para a minha listinha diária de leitura de blogs e acesso de canais. Ah, também conheci a Ana e a Helô, do marketing da Intrínseca, e elas são incríveis! Depois de passar um tempo nesta sala, fomos chamados para o auditório, onde rolaria a live, para nos organizarmos e esperarmos a chegada da Jojo. Lá, encontramos a Carol Moreira (clique para acessar o canal dela), e recebemos um press kit lindo (e que mostrei no vídeo), com uma ecobag personalizada, o livro "Paris para Um" (que está sendo lançado por aqui agora), um lápis da Saraiva e vários marcadores da autora. 
 
 
Leia também: Resenha: Como eu era antes de você e Resenha: Depois de Você.

        Antes da autora chegar, rolou uma espécie de "quebra-gelo", um quiz com perguntas sobre as obras da autora e que premiou a vencedora - a Paty, do Borogodó (clique para acessar) - com um livro autografado. E então, depois de toda a ansiedade, toda a preparação e das quatorze horas de viagem, a Jojo finalmente estava entre nós! A Carol mediou a entrevista, e as perguntas eram feitas através de uma hashtag no Twitter. Nós também escrevemos algumas perguntas para ela, e fiquei muito feliz pois a autora respondeu as duas coisas que eu mais queria saber: 1) sim, teremos um terceiro livro sobre a história da Lou, e 2) ela pensa em fazer um filme de "Depois de Você". A live foi transmitida pelo site da Saraiva Online para todo o Brasil, e durou pouco mais de uma hora, e ao final a Jojo autografou um livro de cada influenciador e tirou fotos - a Intrínseca disponibilizou um fotógrafo profissional para este momento, o Chico Morais (não podíamos levar o celular ou a câmera na hora de falar com ela). Ela é muito simpática e atenciosa, e foi fofa com todo mundo! Entreguei dois marcadores do Fleur para ela e adesivos, e ela ficou muito feliz com cada presente que o pessoal levou. Em um momento ela até disse que parecia o Natal! Quando ela foi embora, a Saraiva ofereceu um segundo café (o bolo de limão continuava ótimo), e todos estávamos ainda sem acreditar na experiência pela qual havíamos acabado de passar. E aí, depois das despedidas, era hora da viagem de volta. Meu ônibus só saía às 21h, e passei um bom tempo passeando pela rodoviária. Ouso dizer que conheço cada coisa de cada loja que fica lá dentro! Foram dezesseis horas de viagem de volta, e valeu muito à pena. Mal posso esperar para vir a São Paulo novamente, e, dessa vez, passar mais dias e conhecer pontos que sou louca para visitar! Agora é começar a juntar dinheiro no cofrinho para a Bienal do Rio! E é isso! Se você curtiu, quer indicar um livro ou fazer alguma sugestão, deixa aqui nos comentários! Ah, e não esquece de se inscrever no canal do Fleur, hein?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário