quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Dá o play: A onda dos "Visual Álbuns"

Sabe aquela música do seu artista favorito pela qual você sofreu, pois ela nunca teve um videoclipe? Isso não acontece por aqui! O "Visual Álbum" é um conceito que oferece uma experiência completa, onde todas as músicas presentes no álbum lançado pelo artista ganham um videoclipe. Seja de forma independente ou como um longa, os cantores e bandas que optam por este conceito estão dando o que falar. E, apesar de parecer, a tendência não é novidade, viu? Ainda em 2013, Beyoncé pegou todo o cenário musical de surpresa, lançando seu primeiro material visual. Divulgado exclusivamente no iTunes, o álbum "BEYONCÉ", contém quatorze músicas, e o impressionante número de dezessete videoclipes, que serviram de inspiração para artistas que lançariam mão do mesmo conceito nos próximos anos. Vale dizer que os clipes deste trabalho não seguem necessariamente uma sequência, uma vez que cada um apresenta uma história. Contudo, os clipes seguem um padrão próprio criado para o trabalho, com uma mesma atmosfera. Não satisfeita, Beyoncé retornou em 2016 com "Lemonade", desta vez em forma de filme. Exibido no canal HBO em horário nobre, o visual álbum trouxe um mix poderoso de músicas com um filme incrível, produto da união dos videoclipes - onde são narradas histórias pessoais da cantora e abordados temas como igualdade de gênero e cultura afrodescendente. 


Acredito que vale dizer que, uma vez que algo é lançado e faz sucesso, começa a ser reproduzido por vários outros artistas. E, em uma madrugada, um streaming em um site oficial é lançado, e assim Frank Ocean também entra na onda dos trabalhos visuais. "Endless" foi um prelúdio para o novo álbum do cantor, lançado pouco tempo depois. Neste trabalho visual, Frank construía algo enquanto as músicas rolavam ao fundo, o que, além de alegrar os fãs, ainda causou expectativa e uma boa publicidade, já que desde 2012 o cantor não lançava um novo trabalho. A lista de adeptos ao "Visual Álbum" cresce constantemente, e guarda nomes como Melanie Martinez, que recentemente encerrou seu álbum, intitulado "Cry Baby", com o lançamento do clipe da canção "Mad Hatter". Nos vídeos, a cantora encena uma personagem, que representaria seus medos e loucuras. 


Há poucos dias, a cantora Fergie, que foi uma das atrações do palco principal do Rock in Rio deste ano, finalmente lançou o sucessor de "The Dutchess", lá de 2006. Foram longos anos de espera, mas a cantora não decepcionou os fãs. Além de lançar um álbum maravilhoso, intitulado "Double Dutchess", ainda anunciou que todas as músicas do trabalho terão videoclipes, e alguns já estão disponíveis no canal de Fergie no YouTube (clique para acessar), como "You Already Know",  "Just Like You"e "Save It Til Morning". Mas não pense que só os artistas nacionais fazem isso, viu?! O trio "Tribalistas" retornou recentemente, e, além das músicas, ainda ofereceram aos fãs e admiradores uma experiência visual, definida por Marisa Monte como "um disco que você escuta melhor assistindo". E é isso! Estes são apenas alguns exemplos dos muitos álbuns trabalhados com o conceito visual nos últimos anos, já que cada vez mais artistas passaram a adotar esta temática. E, como os "Visual Álbuns" estão cada vez mais em alta, já podemos esperar muito mais produções neste estilo por aí! Quer fazer uma sugestão ou indicar um livro, filme, série, quadrinho ou música? Deixa aqui nos comentários!


Igor Martins é um futuro publicitário que queria ser um digiescolhido ou shinobi. Pai de um cão anão e uma gata mimada veio falar sobre o que mais gosta, música pop, pois pode não saber o que tá acontecendo com sua vida, mas sabe tudo sobre os últimos shades que rolam por lá.


6 comentários:

  1. Eu amo essa onda! Não sabia qual era o nome que se dava, mas pra mim, todo artista tinha que fazer a linha Beyoncé e Tribalhistas <3

    Peixinhos na bochecha!
    Talo de Maçã
    Canal Vezes2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho mana! É tão legal acompanhar uma historinha junto com a música né? Tipo o álbum da Halsey, que eu tô aflita querendo saber o final! Um beijo!

      Excluir
  2. Eu gosto bastante desse conceito de álbuns visuais, é uma outra experiência em relação à música. E eu já amo coisas mais visuais, então! Aliás é sempre bom inovar, né? <3

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inovação sempre! Eu quero que mais artistas invistam nessa ideia, com filmes, documentários, séries... TUDO! Manda mais que tá pouco hahaha Um beijo :*

      Excluir
  3. Cara, confesso que nem conhecia essa ideia de visual album. Isso que dá ficar tão distante do pop, HAHA! Mas curti a ideia e fiquei imaginando se alguém do rock se disporia a fazer algo nessa linha também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, é uma tendência e tanto no pop, mas eu acredito que deve ter alguém do rock na onda também. Vou até dar uma pesquisada haha Um beijo!

      Excluir